Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensoriamento remoto aplicado ao cadastro de irrigantes e seu uso em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica)

Processo: 12/09749-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Jose Antonio Frizzone
Beneficiário:Jose Antonio Frizzone
Pesquisador visitante: Christopher Michael Usher Neale
Inst. do pesquisador visitante: Utah State University (USU), Estados Unidos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação  Drenagem agrícola  Evapotranspiração  Sensoriamento remoto  Sistema de informação geográfica (SIG) 

Resumo

Resumo do Plano de TrabalhoO plano de trabalho da visita do Dr. Christopher M. U. Neale inclui diversas atividades de pesquisa relacionadas a projetos existentes bem como o desenvolvimento e aplicações de tecnologias SIG (Sistema de Informação Geográfica) e de Sensoriamento Remoto na engenharia de irrigação e agricultura irrigada. O principal projeto a ser apoiado será o REQUAI (Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação sobre Normalizacao e Qualidade da Irrigação e Drenagem - Processo FAPESP 2010/52207-0). Outros projetos da ESALQ em andamento terão o apoio técnico-científico do Dr. Neale em sua área de especialização. No projeto REQUAI o plano de trabalho inclui a revisão das atividades proposas e em andamento do projeto, uma análise das metodologias, o desenvolvimento de ferramentas de análise de SIG e Sensoriamento Remoto, e a adaptação dessas ferramentas em outras áreas irrigadas no estado de São Paulo. O Dr. Neale também dará suporte ao programa de pós-graduação em Engenharia de Sistemas Agricolas da ESALQ, co-orientando alunos de pós-graduação, oferecendo seminários e treinamentos, e ajudará na divulgação cientifica do projeto REQUAI e dos trabalhos do programa de pós-graduação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORCOLES, J. I.; FRIZZONE, J. A.; LIMA, S. C. R. V.; MATEOS, L.; NEALE, C. M. U.; SNYDER, R. L.; SOUZA, F. Irrigation Advisory Service and Performance Indicators in Baixo Acarau Irrigation District, Brazil. IRRIGATION AND DRAINAGE, v. 65, n. 1, p. 61-72, FEB 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.