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Diagnóstico das creches municipais de São Carlos

Processo: 99/11608-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anete Abramowicz
Beneficiário:Anete Abramowicz
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria Municipal de Educação (São Carlos)
Assunto(s):Creches  Banco de dados  Ensino público  Educação infantil  São Carlos (SP)  Políticas públicas 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_79_78_78.pdf

Resumo

A partir do ano de 1999, a rede de creches da cidade de São Carlos passou a fazer parte da Secretaria de Educação e não mais da Secretaria do Bem-Estar Social. Um grupo de professores do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos - USP, que vem desenvolvendo pesquisas e projetos na área da Educação Infantil e de Conforto do Ambiente Construído, em parceria com a equipe técnica/pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos, elaboraram o projeto 'Diagnóstico das creches municipais de São Carlos'. O intuito é caracterizar as condições atuais de funcionamento das creches e, ao mesmo tempo, constituir um banco de dados para informatizar a rede, proporcionando condições para uma forma alternativa de gestão, de racionalização, de sistematização, de atualização de dados desta rede pública e acesso para a produção de políticas municipais no âmbito da educação infantil. O fato de a prefeitura municipal assumir esta rede de ensino, pela primeira vez, possibilita a formulação de propostas de intervenções alternativas no que diz respeito às concepções pedagógico-educativas, à formação das profissionais, às condições de habitabilidade dos edifícios e, também, a produção de instrumentos mais eficientes de gestão e de avaliação do sistema educacional. As atividades propostas para este diagnóstico são: 1) caracterização qualitativa e quantitativa das 11 creches municipais quanto aos itens de pessoal, às condições físicas; dos equipamentos, aos materiais disponíveis para o trabalho com as crianças às concepções pedagógico/educativas norteadoras das práticas das profissionais das creches e a caracterização da população atendida; 2) levantamento das demandas das profissionais das creches e da população atendida; 3) identificação e seleção das informações mais adequadas à composição de bancos de dados para esta rede de ensino; 4) levantamento das condições de habitabilidade dos edifícios, inicialmente, de cinco (5) creches. (AU)

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