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Organização dos sistemas municipais de educação no estado de São Paulo: novas possibilidades na gestão das políticas públicas no município de Bauru

Processo: 00/01966-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Freire da Palma Marques de Almeida
Beneficiário:Ana Maria Freire da Palma Marques de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Bauru
Assunto(s):Política educacional  Ensino público  Municipalização do ensino  Qualificação profissional  Ensino fundamental  Bauru (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_78_77_78.pdf

Resumo

A organização dos sistemas municipais de educação no estado de São Paulo e o processo de municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries e o necessário aumento de autonomia das escolas estão exigindo dos governos municipais um grande esforço para o desenvolvimento de um programa intensivo voltado para a área de gestão dos profissionais responsáveis por tarefas que até agora estavam sob a responsabilidade do governo estadual. São muitas as questões que deverão estar equacionadas pelos governos municipais. Dentre elas, podemos apontar as seguintes: formação de dirigentes educacionais; gestão de programas de formação; formação em serviço; qualidade de ensino; avaliações institucionais em relação ao sistema. Além de criar as condições materiais adequadas para o funcionamento das escolas, os governos municipais terão pela frente a tarefa de estabelecer uma política educacional clara e que atenda os interesses de sua comunidade, articulando-os com os interesses nacionais. Essa política educacional deve ser aberta à participação da comunidade. Para isso é necessário que os quadros profissionais do sistema municipal estejam com qualificação adequada para a organização e gerenciamento da educação pública e capacitados para a construção de uma cultura que valorize o compromisso profissional e a formação para a coordenação de projetos. (AU)

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