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Ricos e ousados: testando o efeito-riqueza na tomada individual de risco usando dados de um quase-experimento em ruas com controle eletrônico de velocidade

Processo: 12/11700-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Mauro Rodrigues Jr
Beneficiário:Mauro Rodrigues Jr
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Sergio Almeida de Sousa
Assunto(s):Renda (teoria econômica)  Riqueza  Comportamento de risco  Tomada de decisão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aversão ao risco | Comportamento cotidiano | Efeito-riqueza | Experimento natural | Tomada de Decisão sob Incerteza

Resumo

Hipóteses sobre como as atitudes com relação a risco dos indivíduos se modificam com a mudança de renda e riqueza são centrais em uma grande variedade de modelos econômicos e financeiros. Por exemplo, modelos de como a decisão de poupar respondem a incerteza associada a choques indiosincráticos na renda podem gerar conclusões radicalmente diferentes com relação a planos de consumo e investimento dependendo do efeito da riqueza na aversão ao risco do indivíduo implícito na forma funcional da função utilidade adotada (ou seja, se as a aversão relativa e absoluta ao risco cresce ou não com o aumento da renda e da riqueza). No entanto, os estudos empíricos sobre como a aversão ao risco e afetada pela riqueza são relativamente poucos, inconclusivos e quase todos usam dados ou sobre composição de portfólio ou sobre escolhas em experimentos de laboratório que envolvem riscos pequenos e hipotéticos. Esse projeto propõe investigar os efeitos de renda e riqueza nas atitudes individuais com relação a risco através de um experimento natural no qual examinaremos a tomada de risco dos motoristas em estradas com mecanismos de controle de velocidade ("pardais" e lombadas eletrônicas). Nós desenhamos um experimento em campo para coletar, nesse contexto, dados que usaremos como medidas de riqueza e tomada de risco de uma grande amostra de indivíduos. Tais dados, junto com informações sobre os riscos envolvidos (valores das multas), serão usados para estimar coeficientes absolutos e relativos de aversão que melhor organizam nossos dados e assim testar hipóteses sobre o efeito-riqueza nas atitudes com relação a risco. (AU)

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