Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos nocivos causados por fungos em amostras de madeiras tropicais e de reflorestamento: análise das superfícies das amostras após tratamento térmico

Processo: 12/13003-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Debora Goncalves
Beneficiário:Debora Goncalves
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fungos  Madeira  Físico-química de superfícies 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de superfícies | fungos | madeiras | Molhabilidade e adesão | Físico-Química de Superfícies

Resumo

Pretende-se, neste projeto, avaliar os efeitos nocivos causados por fungos nas superfícies de madeiras tropicais e de reflorestamento, em particular Pinus elliotti, Eucalyptus Grandis e Eucalyptus Citriodora, após tratamento térmico (termorretificação). As amostras serão caracterizadas por medidas de perda de massa e de ângulo de contato de diferentes líquidos nas superfícies das madeira. Serão estudadas as características de molhabilidade e de adesão das amostras dentro dos padrões internacionais, ou seja, controlando a temperatura e a umidade relativa do ar. Além dos ângulos de contato, pretende-se obter a energia livre de superfície das diferentes amostras de madeiras pelo método da gota séssil e por medidas dinâmicas, sob a influência ou não da umidade. As amostras serão tratadas a diferentes temperaturas e, após atingirem o equilíbrio térmico, serão contaminadas artificialmente por fungos xilófagos. O impacto da presença dos fungos sobre as madeiras termorretificadas será avaliado por medidas de FTIR-ATR (Fourier Transform Infrared - Attenuated Total Reflectance) e análise dinâmico-mecânica (DMA). Estas medidas fornecerão dados in loco sobre as superfícies atacadas pelos fungos de tal forma a ser possível acompanhar a evolução da degradação das amostras ao longo do tempo, bem como verificar a possibilidade de controle ou redução da degradação após termorretificação. As amostras contaminadas pelos fungos serão reavaliadas com o tempo por meio de medidas de perda de massa, ângulo de contato, FTIR-ATR e DMA. A partir dos resultados obtidos, pretende-se, ao final das etapas da pesquisa, propor métodos para melhorar a preservação de algumas espécies de madeiras tropicais e de reflorestamento frente ao ataque de fungos aceleradores de degradação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZIGLIO, ANALINE CRESPO; CARVALHO SANTOS, SABRINA NICOLETI; MENDES, NADINE; GONCALVES, DEBORA. Wettability and surface free energy on heat-treated Pinus sp and Erisma sp woods. SCIENTIA FORESTALIS, v. 45, n. 113, p. 161-167, . (12/13003-5)
SABRINA N.C DOS SANTOS; DÉBORA GONCALVES. Variations in wettability on heat-treated wood surfaces: Contact angles and surface free energy. Maderas : Ciencia y tecnología, v. 18, n. 2, p. 383-394, . (12/13003-5)