Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistencia do eucalipto ao cancro de chrysoporthe cubensis e botryosphaeria sp.

Processo: 06/54532-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Edson Luiz Furtado
Beneficiário:Helenize Gabriela de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Marcador molecular

Resumo

A espécie Eucalyptus tem sido predominantemente utilizada nos reflorestamentos brasileiros devido ao seu rápido crescimento, capacidade de readaptação de determinadas espécies às diversas regiões ecológicas e pelo potencial econômico da sua madeira, mostrando-se como uma das mais produtivas, avançadas e competitivas do mundo. O cancro do eucalipto é uma das doenças mais importantes de ocorrência no campo, causado pelo fungo Cryphonectria cubensis, proporcionando grandes perdas nas plantações. Grande parte dos programas de melhoramentos está destinada à seleção de genótipos mais adaptados, tendo como auxilio à utilização de marcadores moleculares com o objetivo de obter materiais resistentes. O objetivo deste trabalho será selecionar clones resistentes ao cancro de Cryphonectria cubensis e primers do tipo RAPD para o caráter ligado ao gene de resistência, visando o melhoramento assistido. O material vegetal será cultivado em vasos e mantidos em casa de vegetação sob condições de temperatura e umidade controlada. A inoculação será com discos de 5 mm de diâmetro contendo o meio BDA e o inoculo de Cryphonectria cubensis em contato interno com os tecidos da planta após o ferimento. As amostras serão mantidas em câmaras de crescimento a 25-30°C e 24 h de luz. Após a avaliação do comprimento e largura das lesões de cancro, será realizada a extração de DNA do material vegetal onde serão submetidas a um produto de PCR com os primers da Operon Technologies e amplificados no termociclador MJ Research PT -100. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Helenize Gabriela de. Resistência do eucalipto ao cancro de chrysoporthe cubensis e botryosphaeria sp. 2008. 105 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.