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O mercado do prestígio: consumo, capitalismo e modernidade na São Paulo da Belle Époque (1890-1915)

Processo: 12/50069-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Milena Fernandes de Oliveira
Beneficiário:Milena Fernandes de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modernidade  Belle Époque  Capitalismo  Consumo  Cultura material  São Paulo  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Belle Epoque | Capitalismo | Consumo | Cultura Material | Modernidade | Sao Paulo

Resumo

Apesar de muito estudado em economia, sociologia e antropologia, poucos são os trabalhos produzidos sobre o consumo na área de história. Apesar disso, o consumo é um importante instrumento de análise do capitalismo e de sua dinâmica. Ao conectar duas dimensões, a econômica e a cultural, permite a interpretação dos conflitos de classe para além da esfera da produção, ampliando as possibilidades de estudo do materialismo histórico. Ao se relacionar com a esfera produtiva, durante o processo social de diferenciação e massificação que o caracteriza, o consumo permite a compreensão das especificidades que caracterizam o capitalismo em suas diferentes nuances nacionais. O consumo é assim, aplicado neste trabalho como instrumento de compreensão da formação do capitalismo periférico, utilizando-se para isso o exemplo de São Paulo na passagem do século XIX para o XX. (AU)

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