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Pesquisa do professor e pesquisa colaborativa na formação continuada com temas geocientíficos

Processo: 12/06170-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fernanda Keila Marinho da Silva
Beneficiário:Fernanda Keila Marinho da Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estudos do local | Pesquisa Colaborativa | Pesquisa Do Professor | Formação de Professores

Resumo

A presente proposta está intimamente relacionada ao Projeto "Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de políticas públicas", apoiado pela FAPESP desde 2007 até abril de 2010 (no. de processo 2006/01558-1) e financiado pela Petrobrás Ambiental desde 2007 até agosto de 2010, doravante nomeado projeto "Anhumas nas Escolas". Trata-se de projeto voltado para a formação de professores de duas escolas públicas da rede estadual do município de Campinas, em que 20 professores participaram do processo formativo. As escolas em questão são E.E. Professora Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento.Os professores participantes elaboraram projetos de pesquisa do professor no início de 2008 para que a pesquisa fosse desenvolvida ao longo dos anos de projeto. Sabemos que muitas sofreram adequações e outras, ainda, mudaram seus objetivos. A análise dessas pesquisas nos permitirá refletir acerca do processo formativo vivenciado pelos professores, além de colaborar para a própria definição do que seja a pesquisa do professor. O trabalho de análise sobre tais materiais aliado às entrevistas que pretendemos realizar com os demais participantes nos ajudará a compreender o processo colaborativo vivenciado pelos professores e acadêmicos, uma vez que, apesar de grande número de publicações apontarem os benefícios oriundos da colaboração, poucos o colocam sob análise, tentando compreender entraves e problemas, além dos pontos positivos dessa metodologia de trabalho.A justificativa do presente projeto é escrita a partir de dois referenciais: primeiro, a importância da pesquisa do professor na formação de professores; segundo, a importância da pesquisa colaborativa como metodologia de trabalho para a formação de professores.A coleta de dados prevê duas formas distintas de abordagem do objeto pesquisado. Primeiramente, a análise dos textos escritos por professores e outros participantes do projeto e, segundo, entrevistas com os participantes do projeto Anhumas nas Escolas. O primeiro item direciona-nos para uma diversidade de materiais, por exemplo, os diversos relatórios entregues pelos professores à agência de fomento à pesquisa, as várias atas elaboradas pelos professores em suas reuniões semanais de estudo e planejamento, bem como os registros obtidos pela observadora participante nessas reuniões, os materiais didáticos elaborados pelos professores, tais como roteiros de campo e atividades de sala de aula, dentre outros. A conjunção desses dados é o que nos permitirá avançar nas reflexões expostas nesse projeto.Contudo, preocupa-nos algumas questões: como analisar fragmentos de falas de entrevistas, notas de diário de campo, relatórios e atividades sem cair na armadilha de uma possível "transparência da palavra"? Como analisar tais enunciados, considerando que somos (nós, da universidade) parte constitutiva do grupo de professores nessa pesquisa colaborativa? Como transcender a uma análise meramente descritiva e avaliativa, originada de um "lugar social" que determina autoridade e saber, como é o caso da universidade? Tais questões norteiam nossa explicação em favor da perspectiva analítica sócio histórica, que encontra nos textos de Bakhtin um importante referencial para análise. A apropriação feita das ideias desse autor podem ser melhor explicadas no projeto de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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