Auxílio à pesquisa 22/06838-5 - Educação escolar básica, Ensino médio - BV FAPESP
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A robótica criativa e sustentável no desenvolvimento de uma educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio: potencializando projetos em uma abordagem steam

Processo: 22/06838-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Adriana Aparecida de Lima Terçariol
Beneficiário:Adriana Aparecida de Lima Terçariol
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Agnaldo Keiti Higuchi ; Cleber Gustavo Dias ; Daniela Melaré Vieira Barros ; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji ; Ingrid Santella Evaristo ; Lucimara de Sousa Teixeira ; Paulo Roberto Prado Constantino ; Raquel Rosan Christino Gitahy ; Romeu Afecto ; Ronaldo Lasakoswitsck ; Stéphani Vilela Ferreira Custódio
Assunto(s):Educação escolar básica  Ensino médio  Ensino profissional e técnico  Robótica educacional  Tecnologias digitais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | Ensino Médio | Ensino Técnico | Ensino-aprendizagem | Robótica educacional | tecnologias digitais | Educação e Tecnologias

Resumo

O presente projeto apresenta como principal objetivo o desenvolvimento de proposta metodológica baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em uma perspectiva STEAM, voltada para o uso da robótica criativa e sustentável, com o intuito de oportunizar a ressignificação de práticas pedagógicas desencadeadas no âmbito do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, visando uma melhor articulação da formação básica com a técnica. A partir desse objetivo, será utilizada uma abordagem considerada qualitativa, contemplando uma pesquisa-ação crítico-colaborativa que será realizada na relação entre professores-pesquisadores da universidade e professores em serviço nas escolas. A inserção da pesquisa no contexto de atuação da formação de professores promove um movimento que compreende os docentes como sujeitos que podem construir conhecimentos em um processo de reflexão crítica sobre sua atividade, considerando a dimensão institucional, coletiva e contextualizada. Nesse sentido, ter-se-á como universo de pesquisa duas escolas públicas da rede estadual de ensino vinculadas ao Centro Paula Souza (CPS) que é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo. A primeira escola a ser considerada é a Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira, situada no município Santana de Parnaíba, localizada na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Como segunda escola, tem-se a Etec Albert Einstein, que fica localizada na zona norte do município de São Paulo. Dessas escolas serão envolvidos professores que atuarão como colaboradores juntamente com estudantes vinculados a cursos da área de Tecnologias da Informação. Esses participantes, como o apoio dos pesquisadores associados, terão a oportunidade de vivenciar um processo de pesquisa-ação crítico-colaborativa, a partir de problemáticas significativas para essas instituições escolares, vislumbrando novas práticas com vistas a elaborarem, de forma conjunta, projetos de intervenção na escola delineados, a partir de uma perspectiva STEAM, voltada ao uso da robótica criativa e sustentável nesses contextos. Mais, especificamente, esta investigação se desenvolverá em sete etapas, a saber: 1. Revisão Bibliográfica e Levantamento Sistemático da Literatura; 2. Pesquisa Documental; 3. Diagnóstico - Identificação do Perfil, das Expectativas e das Problemáticas Emergentes; 4. Organização, Sistematização e Análise dos Dados (Diagnóstico); 5. Planejamento e Desenvolvimento da Intervenção; 6. Coleta e Análise Final de Dados (Percepções); 7. Comunicação e Avaliação dos Resultados. Como principais resultados, espera-se a sistematização e compartilhamento de diversos produtos com a comunidade científica e demais interessados, uma vez que se prevê a elaboração e submissão de artigos a periódicos qualificados, eventos nacionais e internacionais, a partir da coleta e sistematização dos dados provenientes da revisão bibliográfica, revisão sistemática da literatura e documental, assim como a partir da avaliação diagnóstica realizada nos contextos investigados e intervenção a ser aplicada. Além disso, estima-se o levantamento de indicadores que revelem como o uso da robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, a partir de projetos estruturados em uma abordagem STEAM podem contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas nos cursos da área de Tecnologias da Informação ofertados nesse nível de ensino, bem como com a reconfiguração de seus currículos. Por fim, pretende-se ainda identificar eixos temáticos e uma arquitetura pedagógica que possa nortear a formação continuada e em serviço de professores em uma modalidade híbrida, visando a proposição de projetos estruturados em uma abordagem STEAM, voltados à integração da robótica criativa e sustentável ao currículo do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, especialmente, nos cursos da área de Tecnologias da Informação. (AU)

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