Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de intervenções não farmacológicas para alívio da dor no trabalho de parto

Processo: 12/09040-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Márcia Barbieri
Beneficiário:Márcia Barbieri
Instituição Sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Angelita José Henrique ; Maria Cristina Gabrielloni
Assunto(s):Trabalho de parto  Dor do parto  Ansiedade  Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | Dor do parto | Enfermagem Obstétrica | trabalho de parto | Enfermagem Obstétrica

Resumo

A parturição é uma das maiores causas de dor intensa, onde os sinais dolorosos do trabalho de parto crescem em uma escala exponencial, desde o início da fase ativa até o período expulsivo. À medida que as contrações se tornam mais frequentes e intensas, ocorre o aparecimento da tríade medo, tensão e o agravamento da dor e estresse, podendo comprometer os mecanismos de adaptação maternos, fetais e a evolução do trabalho de parto. Medidas não farmacológicas para alívio da dor do trabalho de parto como o banho quente de aspersão e exercício perineal com bola suíça são muito utilizadas em nosso meio, mas os efeitos psicofisiológicos destas intervenções permanecem obscuros. Objetivo: Avaliar o uso da prática de intervenções não farmacológicas durante o trabalho de parto sobre a percepção da dor, ansiedade, respostas clínicas e neuroendócrinas do estresse. Método: Será realizado um pré-teste e um pós teste com medidas repetidas em 117 parturientes para verificar os efeitos do uso do banho quente de aspersão e exercício perineal com bola suíça separada ou simultaneamente sobre a dor e ansiedade maternas, evolução do trabalho de parto e respostas neuroendócrinas do estresse. Correlação entre as variáveis serão avaliadas antes e depois da intervenção a qual a parturiente, após randomização para alocação em um dos 3 grupos, utilizará por um tempo de 30 minutos. Serão aplicadas escalas de dor e ansiedade, avaliada a dilatação cervical, altura da apresentação fetal, realizada carditocografia basal, medida de dados vitais como pressão arterial, pulso, respiração e amostras de salivas coletadas para dosagem dos hormônios salivares: cortisol, adrenalina e noradrenalina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENRIQUE, ANGELITA JOSE; GABRIELLONI, MARIA CRISTINA; VARANDAS CAVALCANTI, ANA CAROLINA; MELO, PATRCIA DE SOUZA; BARBIERI, MARCIA. Hidroterapia e bola suíça no trabalho de parto: ensaio clínico randomizado. Acta Paulista de Enfermagem, v. 29, n. 6, p. 686-692, . (12/09040-2)
HENRIQUE, ANGELITA JOSE; GABRIELLONI, MARIA CRISTINA; RODNEY, PATRICIA; BARBIERI, MARCIA. Non-pharmacological interventions during childbirth for pain relief, anxiety, and neuroendocrine stress parameters: A randomized controlled trial. INTERNATIONAL JOURNAL OF NURSING PRACTICE, v. 24, n. 3, . (12/09040-2)
PATRÍCIA DE SOUZA MELO; MÁRCIA BARBIERI; FLAVIA WESTPHAL; SUZETE MARIA FUSTINONI; ANGELITA JOSÉ HENRIQUE; ADRIANA AMORIM FRANCISCO; MARIA CRISTINA GABRIELLONI. Parâmetros maternos e perinatais após intervenções não farmacológicas: um ensaio clínico randomizado controlado. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33, . (12/09040-2)
BARBIERI, MARCIA; HENRIQUE, ANGELITA JOSE; CHORS, FREDERICO MOLINA; MAIA, NATHALIA DE LIRA; GABRIELLONI, MARIA CRISTINA. Warm shower aspersion, perineal exercises with Swiss ball and pain in labor. Acta Paulista de Enfermagem, v. 26, n. 5, p. 478-484, . (12/09040-2)