Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade física do solo em área de cana-de-açúcar com controle de tráfego

Resumo

Com a adoção da colheita mecanizada no sistema de manejo da cana-de-açúcar, surge a preocupação da compactação do solo e seus efeitos danosos nos atributos físicos do solo, com reflexos na produtividade da cultura. Uma recente técnica de manejo da mecanização agrícola denominada controle de tráfego representa uma alternativa para o cultivo de cana-de-açúcar, pois separa as zonas de tráfego daquelas em que há crescimento das plantas, concentrando a passagem de pneus em linhas delimitadas, podendo diminuir substancialmente a compactação do solo quando associada ao espaçamento duplo combinado. O presente trabalho tem por objetivo estudar as alterações físicas do solo e o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar cultivada em áreas com e sem controle de tráfego e plantada com espaçamento simples e duplo combinado. O trabalho será realizado em duas áreas com diferentes classes texturais, sendo uma arenosa e outra argilosa, situados na Usina Santa Fé, localizada no Município de Nova Europa-SP. Em cada tipo de solo será instalado um experimento adotando-se o delineamento de blocos casualizados, com três tratamentos, quatro repetições e parcelas com dimensões de 30 m x 50 m. Os tratamentos adotados serão T1: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e colhida com piloto automático; T2: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples e colhida sem piloto automático; e T3: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo combinado (1,50 x 0,90 m) e colhida com piloto automático. Além desses, uma área de floresta nativa, inserida num solo semelhante ao do local do experimento, será utilizada como tratamento controle. Ao final do experimento, espera-se que os resultados encontrados possam recomendar o controle do tráfego em áreas de cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo como alternativa mitigadora dos problemas relacionados à compactação do solo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES DE SOUSA, ALLAN CHARLLES; VIEIRA FARHATE, CAMILA VIANA; DE SOUZA, ZIGOMAR MENEZES; RODRIGUES TORRES, JOSE LUIZ; DA SILVA, REGINALDO BARBOZA. Soil Load-Bearing Capacity and Development of Root System in Area Under Sugarcane with Traffic Control in Brazil. SUGAR TECH, v. 21, n. 1, p. 153-161, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.