Auxílio à pesquisa 12/14412-6 - Manejo do solo, Conservação do solo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade física do solo em área de cana-de-açúcar com controle de tráfego

Processo: 12/14412-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Zigomar Menezes de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Henrique Coutinho Junqueira Franco ; Reginaldo Barboza da Silva
Assunto(s):Manejo do solo  Conservação do solo  Física do solo  Compactação dos solos  Mecanização agrícola  Colhedoras  Cana-de-açúcar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | Capacidade de suporte de carga | Compactação do solo | Estrutura do solo | Manejo do solo | Mecanização Agrícola | Manejo e conservação do solo

Resumo

Com a adoção da colheita mecanizada no sistema de manejo da cana-de-açúcar, surge a preocupação da compactação do solo e seus efeitos danosos nos atributos físicos do solo, com reflexos na produtividade da cultura. Uma recente técnica de manejo da mecanização agrícola denominada controle de tráfego representa uma alternativa para o cultivo de cana-de-açúcar, pois separa as zonas de tráfego daquelas em que há crescimento das plantas, concentrando a passagem de pneus em linhas delimitadas, podendo diminuir substancialmente a compactação do solo quando associada ao espaçamento duplo combinado. O presente trabalho tem por objetivo estudar as alterações físicas do solo e o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar cultivada em áreas com e sem controle de tráfego e plantada com espaçamento simples e duplo combinado. O trabalho será realizado em duas áreas com diferentes classes texturais, sendo uma arenosa e outra argilosa, situados na Usina Santa Fé, localizada no Município de Nova Europa-SP. Em cada tipo de solo será instalado um experimento adotando-se o delineamento de blocos casualizados, com três tratamentos, quatro repetições e parcelas com dimensões de 30 m x 50 m. Os tratamentos adotados serão T1: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e colhida com piloto automático; T2: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples e colhida sem piloto automático; e T3: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo combinado (1,50 x 0,90 m) e colhida com piloto automático. Além desses, uma área de floresta nativa, inserida num solo semelhante ao do local do experimento, será utilizada como tratamento controle. Ao final do experimento, espera-se que os resultados encontrados possam recomendar o controle do tráfego em áreas de cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo como alternativa mitigadora dos problemas relacionados à compactação do solo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES DE SOUSA, ALLAN CHARLLES; VIEIRA FARHATE, CAMILA VIANA; DE SOUZA, ZIGOMAR MENEZES; RODRIGUES TORRES, JOSE LUIZ; DA SILVA, REGINALDO BARBOZA. Soil Load-Bearing Capacity and Development of Root System in Area Under Sugarcane with Traffic Control in Brazil. SUGAR TECH, v. 21, n. 1, p. 153-161, . (12/21094-0, 12/14412-6)