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Ditadura em imagem e som: 30 anos de produções cinematográficas sobre o regime militar brasileiro

Processo: 12/22616-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcelo Siqueira Ridenti
Beneficiário:Marcelo Siqueira Ridenti
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura (sociologia)  Sociologia da cultura  Cinema brasileiro  Produção cinematográfica  Ditadura  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | cinema e sociedade | cultura | ditadura militar no Brasil | Sociologia da Cultura

Resumo

"Ditadura em imagem e som" apresenta um inventário da filmografia nacional que entre 1979 e 2009 colocou em tela, sob desdobramentos temáticos variados, a ditadura militar brasileira (1964-1985). Considerando o período de reconstrução democrática iniciado com a revogação do AI-5 e a sanção da Lei de Anistia, traz um levantamento exaustivo das produções cinematográficas em longa-metragem que de diversas maneiras se reportam ao período do regime militar, e desenvolve a análise dessas obras em conjunto (observando aproximações e distanciamentos entre elas) e em específico (dedicando um olhar particularizado a obras significativas selecionadas). Esses dois movimentos de análise - denominados no livro "panorâmica" e "close" - realizam-se em capítulos estruturados a partir de subtemas relacionados à ditadura militar: a tortura, o ideário de direita, a oposição ao regime, a sociedade civil, e a herança do período para as gerações subsequentes. Construído a partir de uma perspectiva sociológica, o livro explora as relações entre cinema e sociedade, buscando compreender o processo de construção social e cultural de enunciados sobre o período do regime militar. Os filmes são, assim, tomados como intérpretes do passado a partir de seu lugar no presente,relacionando-se texto e contexto, ou seja, os filmes e suas condições de produção. Obras fílmicas de repercussão alargada são cotejadas a obras pouco conhecidas de modo a identificar os vieses interpretativos hegemônicos e os relegados, examinar a trajetória de abordagem do tema ao longo dos anos e promover uma reflexão acerca do processo de ressignificação do passado, considerando questões obliteradas, proposições prevalentes, ambiguidades e tensões que perpassam a interpretação do processo sócio-histórico. (AU)

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