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Inclusão social e políticas das representações no cinema e na televisão

Processo: 06/03498-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Esther Império Hamburger
Beneficiário:Esther Império Hamburger
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/07303-0 - Inclusão social e políticas das representações no cinema e na televisão, BP.TT
Assunto(s):Meios de comunicação de massa  Filmes  Inclusão social  Áreas de pobreza 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Urbana | Cinema | Cultura | Recepcao | Televisao | Teoria E Estetica Audiovisual | cultura, cinema e televisão

Resumo

Esse projeto investiga a hipótese de que do ponto de vista de consumidores situados às margens da sociedade, o mundo da mídia aparece como via de inclusão social. A mídia é entendida aqui em um sentido amplo que abarca o cinema, o espetáculo nos programas de auditório e nos esportes, veículos de imprensa, rádio e televisão, o consumo de vídeos, a produção caseira de vídeos, o hip hop e as rádios comunitárias. Ao se apropriar de um amplo leque de informações difundidas sem o controle de instituições como a escola, a igreja, a família, os partidos políticos, moradores da favela procuram demonstrar que dominam o repertório que imaginam como o necessário para a inclusão plena na sociedade. No entanto, perversamente, muitas vezes quando favelados ganham notoriedade na mídia, sua imagem é associada de alguma forma com o universo da barbárie que usualmente estrutura as representações da pobreza. Cientes de que essa representação só contribui para consolidar a imagem de marginais da qual procuram se libertar os favelados disputam a forma e o conteúdo da sua representação. Análise de filmes recentes que lidam com o assunto será incrementada com discussão dos mesmos com moradores de dois bairros de periferia, onde se desenvolvem projetos de produção e difusão audiovisual, Cidade Tiradentes e Capão Redondo. O projeto pretende avaliar em que medida diferentes filmes de produção recente expressam diferentes formas de apropriação dos mecanismos de construção da representação. (AU)^iptThis research project investigates the hypothesis that from the perspective of the people who live in favelas or in poor neighborhoods in the city of São Paulo, the world of the media appears as a venue to social inclusion. The media is understood here in a wide perspective as incorporating film, television, reality and auditorium TV shows, press, radio, video and DVD rental shops, home video, hip hop, community radio and TV. While appropriating a wide body of information that circulates beyond the control of institutions such as school, church, family, political parties, favela inhabitants attempt to demonstrate that they dominate the repertoire they imagine as necessary to guarantee full integration in society. Nonetheless, sometimes, when they reach recognition in the media, their images appear as somehow associated to the universe of barbarism that usually structures representations about poverty. Aware of the ways in which these representations contribute to reinforce stereotyped visions about them, people who live in these neighborhoods dispute form and content of their representation. Analysis of recent films that deal with this universe will be combined with ethnographic work and public discussion about the same body of films in two neighborhoods: Cidade Tiradentes and Capão Redondo. The goal here is to evaluate in what sense different films express different forms of appropriation of the mechanisms of producing representation. (AU)

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