Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e implementação do Laboratório de Criação de Negócios Farmacêutico-Cosmético (CRIAFARMA)

Processo: 06/06004-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Vania Passarini Takahashi
Beneficiário:Vania Passarini Takahashi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Administração de inovações tecnológicas  Cooperação universidade-empresa  Gestão da inovação  Empreendedorismo  Fármacos  Cosméticos  Conhecimento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cosméticos | Empreendedorismo | farmacêutico | Inovação | oportunidade de negócios | gestão de inovação

Resumo

Num ambiente competitivo, a inovação tecnológica tem um papel poderoso na concorrência. No caso farmacêutico o impacto de uma inovação, radical e/ou incremental irá proporcionar oportunidades de desenvolver e produzir medicamentos mais seguros e eficazes. No entanto, mesmo sendo uma inovação incremental, isso implica numa sofisticação tecnológica crescente e consequentemente num amplo domínio tecnológico. Para obter esse amplo domínio as empresas investem internamente em pesquisa e principalmente na transferência do conhecimento externo. Existe um conhecimento de excelência sendo desenvolvido nas universidades brasileiras que podem ser aplicados pelas empresas deste setor. Entretanto, diversos desafios permeiam essa relação de cooperação universidade-empresa, gestão de empresas start-up, etc. Neste contexto, o presente projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do processo empreendedor da universidade com ênfase na fase de identificação de oportunidades. Assim, a proposta é desenvolver o processo de identificação e avaliação de oportunidades e implementá-lo no âmbito de um laboratório de criação de negócios farmacêutico e cosmético, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP. O laboratório tem o objetivo de ser um integrador dos diversos conhecimentos científicos gerados na faculdade e fora dela, em conjunto com profissionais das áreas de marketing, estratégia e economia. O procedimento metodológico para a execução desse projeto será a pesquisa qualitativa e exploratória, e os métodos de procedimento são os estudos de caso e principalmente a pesquisa experimental. O resultado esperado é a implementação e o funcionamento efetivo do laboratório que servirá como um protótipo organizacional que permitirá que as empresas usufruam dessa experiência e conhecimento. Também servirá como um ambiente para aprendizagem e criação do conhecimento no âmbito da iniciação científica e da pós-graduação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)