Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de produto com foco em sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau

Processo: 12/24472-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Guilherme de Castilho Queiroz
Beneficiário:Guilherme de Castilho Queiroz
Instituição-sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de produtos  Tecnologia de alimentos  Cadeia produtiva  Ciclo de vida  Indicadores socioeconômicos  Indicadores de desenvolvimento sustentável  Impactos ambientais  Cacau  Chocolate 

Resumo

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que permite avaliar o impacto ambiental potencial associado a um produto ou serviço durante seu ciclo de vida. Empregando a ACV é possível avaliar a implementação de melhorias para produtos ou serviços. Declarações e rotulagens ambientais sobre o produto podem se basear em estudos de ACV, bem como o desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental. Nos últimos vinte anos muito se desenvolveu em pesquisas interdisciplinares e normas relacionadas ao tema sustentabilidade, contudo, tais metodologias ainda são muito pouco difundidas e aplicadas no desenvolvimento dos produtos brasileiros e, também ao redor do mundo, embora fundamentais para o Desenvolvimento Sustentável Global e Local/Regional. O Brasil destaca-se mundialmente como sexto maior produtor de cacau, quinto maior processador de cacau, terceiro maior produtor de chocolates e quinto maior consumidor. Esses dados ressaltam a importância econômica e social da cacauicultura, sendo o Brasil o único país com a cadeia produtiva completa. O pré-processamento do cacau e a produção de chocolates são setores que têm desenvolvido diversos projetos relacionados com a sustentabilidade ao redor do mundo (certificações como orgânico, comércio justo, produtos com denominação de origem, entre outros). O objetivo do projeto é aprofundar os conhecimentos relativos às certificações e em indicadores de sustentabilidade sócio-econômicos, além dos ambientais, com o desafio de aplicá-los na cadeia produtiva do cacau, desde a produção do cacau de origem do Estado da Bahia, até o consumo e pós-consumo do chocolate/embalagem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE SILVA, ADRIANA REIS; BIOTO, AMANDA SODRE; EFRAIM, PRISCILLA; QUEIROZ, GUILHERME DE CASTILHO. Impact of sustainability labeling in the perception of sensory quality and purchase intention of chocolate consumers. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 141, p. 11-21, JAN 10 2017. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.