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Telefonia móvel como fator de inclusão social: a influência das ações de marketing integrado de operadoras e fabricantes no comportamento de lazer dos consumidores das classes D e E

Processo: 05/54153-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Bacha
Beneficiário:Maria de Lourdes Bacha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Telefonia móvel  Telecomunicações  Telefonia celular  Inclusão social  Inclusão digital  Lazer  São Paulo (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classes C, D,E | Comportamento De Lazer | Inclusao Social | Telefonia Movel

Resumo

Esse projeto foi apresentado ao MackPesquisa e embora aprovado pelos dois pareceristas externos ao Mackenzie, não pode ser atendido por falta de recursos. A principal justificativa do projeto está nas altas taxas de crescimento do mercado de telefonia móvel no país. Existem hoje mais de 70 milhões de celulares em uso no país e segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 37,47% dos brasileiros possuem celulares, dos quais 80% optam pela modalidade de celular pré-pago, pertencendo às classes C, D e E, gastando em média R$ 23,00 por mês. (Fonte: Anatel, 2004, 2005). Esse trabalho pretende responder à seguinte questão: qual a contribuição da comunicação integrada de marcas de fabricantes e operadoras de celulares no comportamento de lazer das classes C, D e E, como consequência da inclusão digital via telefone celular? A variável independente será o composto de comunicação integrada e a variável dependente será o comportamento de lazer do consumidor das classes C, D e E, que e usa celular. O principal objetivo deste estudo é avaliar influência da comunicação integrada de marcas de fabricantes e operadoras de celulares no comportamento de lazer das classes C, D e E, como consequência da inclusão digital via telefone celular? Como objetivos específicos objetiva-se analisar hábitos de lazer (ouvir música, reunir-se com amigos, passear, ler, ir a restaurantes, shows, cinemas, bares, teatro..., esportes, voluntariado, etc.) nas classes C, D e E. A metodologia escolhida é quantitativa com realização de 420 entrevistas pessoais, através de amostra probabilística com moradores do município de São Paulo, proprietários e usuários de celulares. (AU)

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