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Análise sensorial de produtos cosméticos; análise sensorial de produtos de maquilagem: cabelos e pele; aulas/treinamento para alunos de pós-graduação

Processo: 13/03566-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 22 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 02 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Pedro Alves da Rocha Filho
Beneficiário:Pedro Alves da Rocha Filho
Pesquisador visitante: Anne-Marie Lheritier
Instituição do Pesquisador Visitante: École de Biologie Industrielle (EBI), França
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia de cosméticos  Cosmetologia  Cosméticos  Indústria da beleza  Pele  Testes laboratoriais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:analise sensorial | aparencia | avaliação tatil | cosméticos | cosméticos coloridos: batons e pós faciais | cremes | emulões hidratantes | juízes | loções para cuidado da pele e cabelos | out performance | painel de analise | pele | performance | pick | rub | testes sensoriais permitidos no Brasil | up | visual | Tecnologia de Cosméticos

Resumo

A aceitação de produtos para o cuidado pessoal pelo consumidor depende muitas vezes das propriedades sensoriais percebidas durante o uso. A análise descritiva é uma técnica que foi desenvolvida para quantificar as propriedades das amostras comparando entre as mesmas os perfis sensoriais. Esta análise primeiramente aplicada a alimentos teve sua aplicação em produtos cosméticos iniciada em 1970 com o artigo de Schwartz, N.O. Adaptation of the sensory texture profile method to skin care (J Textture Stud, 1974, 6 (1) 33-42. A técnica de análise descritiva tornou-se prática padrão pela American Society for Testing and Materials (ASTM) e foi denominada como Standard Practice for Descriptive Skinfeel Analysis of Creams and Lotions (ASTM E1490- 03). São recomendados: métodos para a seleção e treinamento dos avaliadores, assim como padronização de termos empregados, referências e outros métodos. Conforme as normas da ASTM a análise sensorial da pele é dividida em três principais avaliações: 1) Avaliação do produto em placa de petri; 2) Avaliação do produto aplicado entre os dedos (pick-up); 3) Avaliação do produto aplicado no antebraço (rub-out evaluation). Os critérios aplicados dependem da característica do produto cosmético a ser avaliado, como por exemplo, brilho, cor, consistência, escoamento do frasco, espalhabilidade, emoliência, hidratação entre outras. (AU)

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