Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da fototerapia com laser em baixa intensidade associada a scaffold com incorporação de BMP4 na adesão, proliferação e diferenciação de células-tronco da polpa dentária humana: estudo in vitro

Processo: 13/03864-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcia Martins Marques
Beneficiário:Marcia Martins Marques
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística  Terapia a laser de baixa intensidade  Terapia baseada em transplante de células e tecidos  Células-tronco da polpa dentária  Proteína morfogenética óssea 4  Hidrogéis 

Resumo

A manutenção da vitalidade do elemento dental na cavidade oral é um grande desafio da odontologia minimamente invasiva. Devido ao baixo potencial remodelador da polpa, particularmente em dentes maduros, tratamentos conservadores deste tecido tendem a falhar, especialmente quando realizados em decorrência de processo carioso. Além disso, atualmente, nenhum material restaurador é capaz de reproduzir integralmente as características físicas e químicas do tecido dentário sadio. Por outro lado, a terapia celular vem demonstrando grande potencial em regenerar o complexo dentino-pulpar. Scaffolds, morfogenes e células-tronco são os principais elementos de estudo na engenharia de tecidos. Recentemente, a fototerapia com laser em baixa intensidade (FTLBI) tem se mostrado um componente adicional promissor, capaz de modular funções celulares necessárias à reconstrução tecidual, como a proliferação e migração celulares. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar a influência da FTLBI associada a scaffold constituído de hidrogéis de poloxamers com incorporação do fator de crescimento BMP4 na adesão, proliferação e diferenciação de células-tronco da polpa dentária humana. A adesão e a proliferação das células no interior do biomaterial serão observadas por meio de microscopia de fluorescência. Além disso, será investigada a capacidade de diferenciação das células cultivadas no scaffold por meio da identificação de proteínas da matriz dentinária e de depósitos de cálcio, utilizando-se, para tanto, os ensaios de Western-blot e Vermelho de Alizarina, respectivamente. Em todas as condições experimentais será utilizada ou não a FTLBI. Os dados e imagens, quando pertinente, serão analisados segundo o nível de confiança de 95%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES DINIZ, IVANA MARCIA; HORTA, IVAY DINIZ; AZEVEDO, CYNTHIA SOARES; ELMADJIAN, THAIS REGINA; MATOS, ADRIANA BONA; LORENZETTI SIMIONATO, MARIA REGINA; MARQUES, MARCIA MARTINS. Antimicrobial photodynamic therapy: A promise candidate for caries lesions treatment. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 12, n. 3, p. 511-518, SEP 2015. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.