Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de remediação em escolares com distúrbio de aprendizagem: contribuição do PEALL no monitoramento da evolução terapêutica

Processo: 13/03845-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem  Escrita  Leitura  Cognição  Desempenho linguístico  Avaliação terapêutica  Crianças em idade escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | Escrita | intervenção | Leitura | Distúrbios de Aprendizagem

Resumo

O distúrbio de aprendizagem caracteriza-se por falhas no processamento cognitivo, linguístico, auditivo e visual que prejudicam, principalmente, a aprendizagem da leitura e da escrita. Desde a década de 80 estudos reforçam a necessidade da elaboração de programas de intervenção fonoaudiológicos dirigidos a indivíduos com distúrbio de aprendizagem. Apesar dos investimentos em programas de remediação fonológica, poucos estudos enfocam a associação das habilidades de leitura e escrita. Este trabalho visa aplicar e descrever um programa de remediação fonológica, de leitura e escrita verificando o desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem submetidos ao programa. Participarão deste estudo 20 escolares na faixa etária de 9 a 14 anos e de ambos os gêneros, diagnosticados com distúrbio de aprendizagem por equipe interdisciplinar na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP. Trata-se de pesquisa experimental, do tipo caso-controle no qual o grupo experimental (formado por 10 escolares) será submetido ao programa de remediação fonológica, de leitura e escrita, para posterior comparação com escolares do grupo controle (formado por 10 escolares) que não receberão tal intervenção. Também será verificada a aplicabilidade do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência PEALL - Complexo P1-N1-P2 como indicador da evolução terapêutica dos escolares submetidos ao programa de remediação uma vez que estudos vêm fortalecendo a argumentação da contribuição dos PEALL na avaliação complementar de indivíduos com alterações de leitura e escrita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)