Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição para o estudo da contração de polimerização de resina composta

Processo: 00/00550-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Rafael Yagüe Ballester
Beneficiário:Rafael Yagüe Ballester
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimerização  Resinas compostas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesao | Contracao De Polimerizacao | Resina Composta

Resumo

Atualmente está dado um destaque especial à velocidade com que a polimerização é promovida: se, por um lado, a intensidade maior da fonte ativadora é capaz de melhorar as propriedades mecânicas do material, por outro fica demonstrado que pode conduzir a maiores índices de infiltração marginal. Para resolver este comportamento ambivalente, surgiram técnicas que preconizam baixas intensidades de luz no início da ativação, na tentativa de prolongar o estado pré-gel da resina. A presente pesquisa pretende estudar se a porcentagem da contração linear livre de polimerização depende da espessura e do modo de ativação física da resina composta, e se tem relação com as tensões desenvolvidas; se existe um relaxamento das tensões geradas internamente na resina que polimeriza numa cavidade em função do modo de ativação, ou "ciclo de ativação". O relaxamento seria detectado: a) pela diminuição da tensão exercida pela resina em função do tempo, dependendo do modo de ativação; b) pelas variações de microdureza, consideradas como indicador do surgimento de defeitos no interior da resina (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALHEIROS‚ F.C.; BRAGA‚ R.R.; KAWANO‚ Y.; BALLESTER‚ R.Y.. Relationship between contraction stress and degree of conversion in restorative composites. Dental Materials, v. 20, n. 10, p. 939-946, . (00/00550-0)