Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas multiagentes situados para esportes coletivos

Processo: 05/04449-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Archias Alves de Almeida Filho
Beneficiário:Archias Alves de Almeida Filho
Empresa:Devworks Desenvolvimento de Softwares Ltda
Município: São Paulo
Assunto(s):Inteligência artificial  Jogos eletrônicos  Jogos de computador  Esportes por equipe 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inteligencia Artificial | Jogos Eletronicos | Mmass | Inteligência Artificial

Resumo

Em diversos jogos de computador - e em especial nos jogos que simulam esportes coletivos - é preciso projetar e construir agentes sintéticos autônomos capazes de interagir entre si de forma semelhante à interação entre jogadores humanos em uma quadra esportiva. Esses agentes precisam apresentar padrões de raciocínio, recursos e padrões de interação sofisticados para simular o comportamento humano, que é inerentemente guiado e restrito por condições de natureza espacial. Recentemente, foi proposta a arquitetura MMASS (Multi-layered Multi-Agent Situated Systems), que é uma arquitetura escalável para sistemas multiagentes com capacidades cognitivas sofisticadas e mecanismos de interação sensíveis a - e restritos por - condições geométricas e espaciais. Nosso projeto tem por objetivo fazer uso dessa arquitetura para o desenvolvimento de uma ferramenta para o projeto e implementação de jogos que simulem esportes coletivos de forma realista e envolvente para o usuário. O uso inicial previsto para essa ferramenta é a construção rápida e eficaz de jogos de alta qualidade pela DevWorks. Em uma segunda fase, estudaremos a viabilidade de licenciar o uso da própria ferramenta para outras empresas e indivíduos interessados em produzir seus próprios jogos (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)