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Os guarani mbya e as políticas públicas de educação escolar indígena: elaboração de materiais pedagógicos - produção de conhecimentos e propostas de educação escolar entre os guarani

Processo: 06/51996-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Paulo José Brando Santilli
Beneficiário:Paulo José Brando Santilli
Instituição Sede: Centro de Documentação e Memória (CEDEM). Reitoria. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Centro de Trabalho Indigenista (CTI)
Assunto(s):Educação escolar  Índios  Guarani  Direitos indígenas  Material didático  Políticas públicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Indigenas | Educacao Escolar Indigena | Guarani-Mbya | Materiais Pedagogicos | Politicas Publicas
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_71_74_74.pdf

Resumo

Apoiando-se sobre a ideia da escola indígena como 'lugar de manifestação de confrontos interétnicos, e também como um espaço privilegiado para a criação de novas formas de convívio e reflexão no campo da alteridade' (Lopes da Silva, 2001c, p.11), esta pesquisa pretende desenvolver oficinas reunindo alunos, professores, entre outros indivíduos Guarani que manifestem interesse, para elaborar materiais didáticos específicos à formação escolar de crianças e jovens nas aldeias. Considera-se a elaboração de materiais didáticos como um momento privilegiado de produção de conhecimentos e criação de novas propostas de educação. Concomitante a produção de materiais didáticos, serão desenvolvidas reflexões com os educadores, alunos e demais habitantes das aldeias Guarani sobre o significado da escola, questionando-se o seu desempenho diante das expectativas das comunidades, bem como do desenvolvimento das políticas públicas relacionadas à educação. Espera-se a partir dessas reflexões, nascidas de uma prática pedagógica efetiva, as comunidades possam indicar propostas para a adequação e melhoria dessas políticas. (AU)

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