Busca avançada
Ano de início
Entree

O conceito de espaço utilizado na comunicação: análise a partir dos artigos publicados nos anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação INTERCOM 2006

Processo: 06/05980-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Paulo Celso da Silva
Beneficiário:Paulo Celso da Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Redes e comunicação de dados  Rede de comunicação  Congresso nacional  Artigos de periódicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Espaco | Intercom 2006 | Midias | Teoria | Territorios Informacionais | Comunicação

Resumo

O projeto pretende analisar o conceito de espaço utilizado nos textos aprovados e publicados nos anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2006. Nossa hipótese é que hoje, mais do que em um passado recente, é o espaço e não mais o tempo o que revela o meio técnico-científico-informacional no qual a sociedade midiática se apropria e se apóia, formando territórios informacionais apoiados em redes telemáticas, ainda que distribuídas desigualmente pelo planeta, possibilitam tanto a comunicação como a economia globais. Portanto, o espaço não é uma mera abstração, assim como as redes não são espaços virtuais, conforme muitos crêem, mas a possibilidade do fazer e viver contemporâneos. Isso implica em reconhecer, que espaço e território, não podem ser sinônimos de lugar, região, paisagem, configuração territorial e outros recortes espaciais que possibilitem reconhecer a sociedade midiática atual. Assim, tal hipótese surgiu em decorrência das discrepâncias e diferenças quando das apresentações dos trabalhos aceitos pela organização da INTERCOM, onde chamou-nos atenção não haver uma preocupação em precisar o conceito. Buscamos então, nos textos completos do Congresso, os artigos que serão primeiramente mapeados e posteriormente analisados. Atentando a isso, nossa pesquisa envolve um universo de pesquisa delimitado em 132 artigos publicados nos anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2006, delimitado como objeto os 118 artigos onde aparece o conceito de espaço e os 14 onde aparece território, com esse recorte, focamos a pesquisa no campo da teoria da comunicação, pois entendemos que a INTERCOM é um fórum privilegiado de discussões e debates acerca das questões da comunicação contemporânea e, portanto, importante como formador de opiniões e teorias para os profissionais, alunos, professores com conseqüências para, no mínimo, a sociedade brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)