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TBAE 150 - motor aeronáutico a pistão para aviação leve e experimental

Processo: 05/59948-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial
Pesquisador responsável:Alexandre Bernardes de Barros
Beneficiário:Alexandre Bernardes de Barros
Empresa:Tiburcio & Barros Ltda
Município: Araraquara
Bolsa(s) vinculada(s):09/14410-0 - Desenvolvimento de atividades de apoio para instrumentação e ensaios de bancada em motor aeronáutico a pistão., BP.TT
06/56786-9 - Tbae150: motor aeronáutico a pistão para aviação leve e experimental, BP.PIPE
Assunto(s):Aeronaves  Motores de combustão interna  Propulsão de aeronaves  Pistões 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeronave | Experimental | Injecao | Motor | Propulsao

Resumo

O objetivo deste projeto é apresentar o estudo de viabilidade técnica de uma família de motores aeronáuticos experimentais a pistão, que possam conquistar o mercado nacional e de exportação. Através de receita gerada com as vendas do primeiro modelo da família, novos produtos poderão ser lançados, inclusive versões que possam ser certificadas, ampliando ainda mais seu mercado potencial, como por exemplo utilização em aeronaves de treinamento, defesa, agrícolas e UAV's. Tal desenvolvimento pode ser executado utilizando o conhecimento e parque industrial instalado no país. O modelo a ser estudado terá as seguintes características: utilização de técnicas de fabricação e materiais aeronáuticos; arquitetura de sistemas a prova de falha; conceito de projeto visando baixo peso e potência em baixa rotação eliminando necessidade de caixas de redução, permitindo a utilização de hélices mais eficientes, resultando em aeronaves de melhor desempenho; potência pretendida de pelo menos 75KW (100 HP) com peso seco de até 50Kg; injeção eletrônica de duplo canal, permitindo a utilização de gasolina aeronáutica, automobilística ou álcool efetuando-se pequenas modificações; utilização do conceito de família podendo-se no futuro, através da utilização de componentes comuns, criar-se motores com 2,4 e 6 cilindros, com faixas de potência de 50 a 150 HP. Sistema de lubrificação forçada permitindo utilização do motor em aeronaves acrobáticas; baixo custo de aquisição, podendo rapidamente conquistar mercado nacional e de exportação, possibilitando a criação de empregos e tecnologia (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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