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Estudo experimental da influência de uma rugosidade no arrasto de uma placa plana imersa em um escoamento turbulento

Processo: 03/09211-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Marcello Augusto Faraco de Medeiros
Beneficiário:Marcello Augusto Faraco de Medeiros
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aerodinâmica de aeronaves  Escoamento  Anemômetro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anemometria A Fio Quente | Arrasto | Placa Plana | Rugosidade | Turbulencia

Resumo

O coeficiente de arrasto é de vital importância para o projeto de aeronaves. A superfície de uma aeronave, que aerodinamicamente deveria ser perfeitamente lisa, apresenta, em geral, excrescências que influem sobremaneira no seu coeficiente de arrasto aerodinâmico. O presente projeto visa quantificar o arrasto devido a uma protuberância cilíndrica isolada, localizada em uma placa plana imersa em um escoamento turbulento com gradiente nulo de pressão. Pretende-se assim desenvolver uma metodologia para a determinação do arrasto devido a excrescências superficiais, o que em médio prazo deverá ser de grande utilidade para a indústria aeronáutica brasileira. Além disso, pretende-se, também, estudar a turbulência na esteira de rugosidades. Para a realização deste estudo será utilizada a técnica de anemometria a fio quente a temperatura constante. (AU)

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