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As políticas educacionais para o ensino médio e sua concretização na instituição escolar: um estudo do trabalho educativo desenvolvido no ensino médio público paulista

Processo: 05/00784-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Celso do Prado Ferraz de Carvalho
Beneficiário:Celso do Prado Ferraz de Carvalho
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional  Reforma do ensino  Ensino médio  Escola pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competencias | Cultura Escolar | Ensino Medio | Politica Educacional | Pratica Escolar | Trabalho Educativo | Políticas públicas de educação

Resumo

Com a realização dessa pesquisa pretende-se compreender como as reformas educacionais para o ensino médio, expressa nos parâmetros curriculares nacionais e nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio se concretizam nas escolas públicas estaduais paulistanas. Nosso problema a ser investigado pode ser apresentado da seguinte forma: as escolas paulistas de ensino médio concretizam as propostas contidas nos PCNEM como conceitos como a centralidade do conhecimento, a pedagogia das competências e do aprender a aprender e a educação de qualidade? Se o fazem, como tais questões se apresentam na cotidianidade do trabalho educativo desenvolvido na instituição escolar? Nossos objetivos são verificar se as orientações /recomendações presentes nas DCN e nos PCN para o ensino médio são responsáveis por modificações na organização e concretização do trabalho educativo; se tais recomendações têm implicado em modificações nos planos de ensino, nos procedimentos de avaliação, nos diários de classe e na organização das aulas; como tais recomendações se expressam nos encontros de HTPC entre professores e coordenadores pedagógicos e; como tais recomendações se materializam no projeto político pedagógico da instituição escolar. (AU)

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