Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de Informação Distribuídos para Agentes Móveis (SIDAM)

Processo: 98/06138-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de janeiro de 1999 - 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Siang Wun Song
Beneficiário:Siang Wun Song
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):99/06048-6 - An atomic multicast protocol for mobile computing, AR.EXT
Assunto(s):Sistemas distribuídos 

Resumo

O objetivo do projeto SIDAM (Sistemas de Informação Distribuídos para Agentes Móveis) é a implementação de serviços de informação descentralizados para consulta por agentes móveis. Para atingir tal objetivo, diversos temas de pesquisa, em função do que propomos efetuar, terão que ser tratados: levantamento das metodologias e tecnologias existentes para agentes móveis, e desenvolvimento de novos algoritmos, teorias e métodos necessários. Inicialmente, definiu-se um modelo de referência genérico que servirá como base para os tra-balhos deste projeto, o qual engloba diferentes áreas de pesquisa: (l) sistemas distribuídos, (2) análise de desempenho de sistemas computacionais, (3) tolerância a falhas, (4) processamento pa-ralelo, (5) arquitetura de software, (6) bancos de dados, e (7) representação e processamento de conhecimento. Este modelo trata de uma aplicação concreta - um sistema on-line para disseminação de informações sobre tráfego - mas é genérico o suficiente para ser usado em uma grande variedade de aplicações que vão desde sistemas de apoio a ações estratégicas até sistemas de correio eletrônico entre computadores pessoais portáteis. Com base neste modelo, inicialmente será desenvolvido um protótipo de um sistema de infor-mação distribuído o qual servirá como infra-estrutura de referência inicial para as demais linhas de pesquisa. Ao longo do projeto esta infra-estrutura deverá ser aprimorada e eventualmente poderá ser refinada a ponto de poder ser utilizada em uma aplicação real. Um benefício concreto do projeto é agregar professores do IME/USP e do ICMSC/USP de São Carlos que trabalham em assuntos relacionados ao desenvolvimento de software, fortalecendo assim esta área de pesquisa nos referidos Departamentos, e estimulando uma colaboração mais intensa entre estes pesquisadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA‚ F.S.C. Towards a Logic of Perishable Propositions. APPLIED INTELLIGENCE, v. 23, n. 2, p. 121-130, 2005.
SAUKAS‚ ELG; SONG‚ SW. A note on parallel selection on coarse-grained multicomputers. ALGORITHMICA, v. 24, n. 3, p. 371-380, 1999.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.