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Programa de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no Estado de São Paulo

Processo: 12/51636-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Claudia Maria Simões Martinez
Beneficiário:Claudia Maria Simões Martinez
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/16937-4 - Programa de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT
14/17861-1 - Programas de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT
14/07997-3 - Programa de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 14/09917-7 - Programa de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT
14/01501-6 - Programas de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: indicação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT
14/01644-1 - Programas de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT
14/00681-0 - Programas de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT
13/25922-8 - Programa de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no estado de São Paulo, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Indicadores de desenvolvimento  Políticas públicas  Creches  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creches | Criancas | Desenvolvimento | Divulgacao | Praticas | Programas

Resumo

Com base nas investigações e levantamentos teóricos realizados pelos integrantes do grupo de pesquisa do CNPq “Promoção do desenvolvimento infantil nos contextos familiar e da escola” e nas experiências práticas, observamos a presença de “boas práticas de vigilância do desenvolvimento na primeira infância” nos serviços de algumas cidades do estado de São Paulo. O objetivo da presente pesquisa é identificar, analisar e difundir boas práticas de promoção ao desenvolvimento de crianças em creches na faixa etária entre 0 a 3 anos desenvolvidas no Estado de São Paulo. Tais práticas devem ter como premissa o emprego de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil por educadores nos programas de creches e ainda contemplar o envolvimento de pais e comunidades na perspectiva da intersetorialidade dos serviços ofertados. A pesquisa está organizada em 4 etapas. A primeira etapa refere-se à revisão da literatura nacional e internacional a fim de atualizar as bases teóricas do estudo e auxiliar na discussão dos resultados obtidos. A segunda configura-se na identificação e seleção dos indicadores e dimensões responsáveis pela classificação de um dos municípios (São Carlos), pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), como “boas práticas na infância” no contexto das creches. A terceira consiste na identificação dos municípios do estado de São Paulo, selecionados por meio de um plano amostral, contemplando cidades de pequeno, médio e grande porte (total de 645) para aplicação dos referidos indicadores selecionados na Etapa II. A quarta e última etapa, tratará da descrição e sistematização detalhada das experiências de práticas bem sucedidas. Os produtos gerados pela investigação compreendem: o mapeamento das boas práticas na perspectiva intersetorial na primeira infância no estado de SP; uma análise das práticas de acordo com o perfil dos municípios estudados; e a constituição de um banco de dados e site sobre os programas de atenção às crianças. Acredita-se que a identificação de tais práticas e forte envolvimento em ações de sistematizações destas experiências poderão levar à difusão e adoção das mesmas em diversos locais do país, resguardando-se as possibilidades de adaptações das propostas, em cada local e ainda subsidiar reflexões sobre as políticas públicas para a primeira infância no país. (AU)

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