XXVII Semana de Letras e II Simpósio Nacional de Estudos da Linguagem
Processo: | 13/11436-4 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Data de Início da vigência: | 09 de setembro de 2013 |
Data de Término da vigência: | 13 de setembro de 2013 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira |
Pesquisador responsável: | Arnaldo Franco Junior |
Beneficiário: | Arnaldo Franco Junior |
Instituição Sede: | Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Estudo de Literatura Estrangeira | Estudo de Literaturas em Língua Portuguesa | Estudos comparados de Literatura | Estudos lingüísticos | Línguas e Artes | Literatura e ensino | Processos de criação literária e artística | Estudos Literários e Linguísticos; Literatura e Artes; Literatura e Ensino |
Resumo
O fascínio pela Língua data de muito antes do estudo da sua materialidade; de épocas em que a escrita era considerada sagrada, ou, mesmo, de quando sinais grafados em paredes de cavernas conferiam poderes e proteção. O registro do saber em cantos ritualizados, a escrita hieroglífica, as epopeias antigas, os ícones rúnicos, dentre outros exemplos, sublinham a magia que o homem depositou e ainda deposita na língua, seja em sua materialidade sonora (tonicidade, ritmo, melodia, prosódia...), seja em seus signos gráficos ou em seus demais componentes. A XXV Semana de Letras do Ibilce - Unesp/São José do Rio Preto, acredita, porém, que não é apenas no caráter mí(s)tico que reside o poder encantatório da língua. Considera encantadora a participação da(s) língua(s) nos vários aspectos da experiência humana, como, p. ex., na construção de figuras nacionais por meio do discurso, na construção do indivíduo via interações dialógicas, na construção da subjetividade e de sujeitos emancipados. A percepção das potencialidades da língua e da complexidade de suas relações com o desenvolvimento humano inviabiliza a ideia de que esta possa ser estudada por um único viés teórico-crítico ou disciplinar. Por isso, o evento propõe, a partir do eixo Palavra-(En)cantada, uma Programação marcada pela pluralidade teórico-crítica e disciplinar. O que se pretende é oferecer - em conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e demais atividades -, uma variedade de assuntos e abordagens destinados a um público formado por alunos universitários, professores atuantes nos vários níveis de ensino e pesquisa, pedagogos, tradutores, e pessoas da comunidade local/regional também fascinadas pelos (en)cantos da língua - matéria heterogênea que vai da palavra cantada ao canto falado, do apelo da palavra literária às fascinantes investigações da materialidade de que se compõe(m) a(s) língua(s) em suas variadas manifestações (som; grafismo; sentidos) e dimensões (sociocultural, histórica, antropológica, (AU)
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