Busca avançada
Ano de início
Entree

Lascamento de porcelana sobre zircônia: ensaio experimental e análise por elementos finitos

Resumo

Com o aumento da incidência de lascamento da porcelana em próteses sobre infraestrutura de zircônia, autores passaram a utilizar o teste de lascamento da aresta para verificar a influência do material de infraestrutura (metal ou zircônia) na fratura da porcelana de recobrimento. Estudo recente aprimorou o teste substituindo espécimes em barras para espécime em formato de coroa, a fim de avaliar a resistência ao lascamento de uma zircônia experimental. O objetivo deste projeto será verificar se o teste de lascamento em espécimes com formato de coroa é um bom preditor do lascamento da porcelana de recobrimento sobre infraestrutura de zircônia. Serão confeccionados espécimes em geometria de barra e coroa, com espessuras da porcelana (ep) e da infraestrutura (ei) variando de modo a oferecer duas razões e_p/e_i (1,0 e 2,0). Os espécimes serão submetidos a dois protocolos de resfriamento (lento e rápido) que seguramente ofereçam diferentes resultados de resistência ao lascamento da porcelana de recobrimento, por diferenças na distribuição das tensões térmicas residuais. Modelos 3D de elementos finitos serão desenvolvidos para cada situação experimental, levando em consideração as tensões térmicas geradas durante o resfriamento dos espécimes. O teste de lascamento do espécime será simulado por meio do método de elementos finitos estendido (X-FEM). O ensaio será considerado um bom preditor da resistência ao lascamento da porcelana em espécimes de duas camadas se evidenciar diferenças significantes entre infraestrutura de zircônia e de metal e entre resfriamento lento e rápido. Ao final, pretende-se obter informações que contribuam para aprofundar o entendimento do mecanismo deste tipo de falha e propor formas de evitá-lo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JIKIHARA, ALICE N.; TANAKA, CARINA B.; BALLESTER, RAFAEL Y.; SWAIN, V, MICHAEL; VERSLUIS, ANTHEUNIS; MEIRA, JOSETE B. C. Why a zero CTE mismatch may be better for veneered Y-TZP structures. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 96, p. 261-268, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
TANAKA, CARINA B.; BALLESTER, RAFAEL Y.; DE SOUZA, GRACE M.; ZHANG, YU; MEIRA, JOSETE B. C. Influence of residual thermal stresses on the edge chipping resistance of PFM and veneered zirconia structures: Experimental and FEA study. Dental Materials, v. 35, n. 2, p. 344-355, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.
TANAKA, CARINA B.; HARISHA, HOSSAM; BALDASSARRI, MARTA; WOLFF, MARK S.; TONG, HUI; MEIRA, JOSETE B. C.; ZHANG, YU. Experimental and finite element study of residual thermal stresses in veneered Y-TZP structures. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 42, n. 7, p. 9214-9221, MAY 15 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.