Resumo
Solos são considerados recursos principalmente não-renováveis. Mudanças nos ecossistemas do solo geram impactos sobre as demandas da sociedade e têm grande importância econômica. Na área de agricultura sustentável, a produção agrícola dependerá cada vez mais das capacidades naturais do solo de retenção e reciclagem de nutrientes. O presente projeto visa proporcionar uma compreensão científica fundamental dos processos de funcionamento e inter-relações do solo para a bio-economia, baseada em ecologia microbiana e ciência do solo. O foco será em sistemas de produção de culturas de cana de açúcar e milho, ligando a composição e funcionamento da microbiota do solo com a reciclagem de resíduos, fertilizantes, fatores do solo e gases de efeito estufa (GEE), integrando e complementando as fortes expertises de pesquisadores brasileiros e holandeses de diferentes áreas de agronomia, ciência do solo, biogeoquímica, ecologia do solo, ecologia microbiana, genômica ecológica, ecologia molecular e bioinformática. No caso da cana, pretendemos quantificar os grupos funcionais microbianos e abundância de genes microbianos do ciclo do C e do N e medir as emissões de gases de efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) dos solos durante o ciclo produtivo da planta sob diferentes práticas de manejo, verificando a variabilidade temporal e espacial destas emissões após a aplicação de dois tipos de vinhaça combinado com N fertilizante e palha, e determinar as condições em que tais emissões são mitigadas. Na Holanda, vamos nos concentrar nos grupos funcionais microbianos, nos genes microbianos do ciclo do N e do C, conteúdo e tipo de matéria orgânica, emissões GEE e no solo, fatores ambientais ligados à qualidade do solo. Os resultados contribuirão para os setores Agroalimentar, horticultura e bioenergético. O projeto proposto fornecerá conhecimento na compreensão científica das interações existentes nas redes microbianas que operam no solo, bem como as consequências das práticas de manejo agrícola usadas no funcionamento dos sistemas do solo. (AU)
Publicações científicas
(13)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSMAN, NORIKO A.;
SOARES, JOHNNY R.;
PIJL, AGATA;
LOURENCO, KESIA S.;
VAN VEEN, JOHANNES A.;
CANTARELLA, HEITOR;
KURAMAE, EIKO E.
Nitrification inhibitors effectively target N2O-producing Nitrosospira spp. in tropical soil.
ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY,
v. 21,
n. 4,
p. 1241-1254,
APR 2019.
Citações Web of Science: 1.
LOURENCO, KESIA SILVA;
ROSSETTO, RAFFAELLA;
VITTI, ANDRE CESAR;
MONTEZANO, ZAQUEU FERNANDO;
SOARES, JOHNNY RODRIGUES;
SOUSA, RAFAEL DE MELO;
DO CARMO, JANAINA BRAGA;
KURAMAE, EIKO EURYA;
CANTARELLA, HEITOR.
Strategies to mitigate the nitrous oxide emissions from nitrogen fertilizer applied with organic fertilizers in sugarcane.
Science of The Total Environment,
v. 650,
n. 1,
p. 1476-1486,
FEB 10 2019.
Citações Web of Science: 4.
LOURENCO, KESIA S.;
DIMITROV, MAURICIO R.;
PIJL, AGATA;
SOARES, JOHNNY R.;
DO CARMO, JANAINA B.;
VAN VEEN, JOHANNES A.;
CANTARELLA, HEITOR;
KURAMAE, EIKO E.
Dominance of bacterial ammonium oxidizers and fungal denitrifiers in the complex nitrogen cycle pathways related to nitrous oxide emission.
Global Change Biology Bioenergy,
v. 10,
n. 9,
p. 645-660,
SEP 2018.
Citações Web of Science: 9.
PITOMBO, LEONARDO M.;
DO CARMO, JANAINA B.;
DE HOLLANDER, MATTIAS;
ROSSETTO, RAFFAELLA;
LOPEZ, MARYEIMY V.;
CANTARELLA, HEITOR;
KURAMAE, EIKO E.
Exploring soil microbial 16S rRNA sequence data to increase carbon yield and nitrogen efficiency of a bioenergy crop.
Global Change Biology Bioenergy,
v. 8,
n. 5,
p. 867-879,
SEP 2016.
Citações Web of Science: 26.
SOARES, JOHNNY R.;
CASSMAN, NORIKO A.;
KIELAK, ANNA M.;
PIJL, AGATA;
CARMO, JANAINA B.;
LOURENCO, KESIA S.;
LAANBROEK, HENDRIKUS J.;
CANTARELLA, HEITOR;
KURAMAE, EIKO E.
Nitrous oxide emission related to ammonia-oxidizing bacteria and mitigation options from N fertilization in a tropical soil.
SCIENTIFIC REPORTS,
v. 6,
JUL 27 2016.
Citações Web of Science: 20.