Busca avançada
Ano de início
Entree

Exploring Higgs boson and beyond the standard model theories at Large Hadron Collider

Processo: 13/50905-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Convênio/Acordo: University of Southampton
Pesquisador responsável:Sergio Ferraz Novaes
Beneficiário:Sergio Ferraz Novaes
Pesq. responsável no exterior: Alexander Belyaev
Instituição no exterior: University of Southampton, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/01907-0 - Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo, AP.TEM
Assunto(s):Física de alta energia  Bóson de Higgs  Grande Colisor de Hádrons 

Resumo

Esta proposta consiste em unir o renomado grupo teórico de física de altas energias da Universidade de Southampton (Reino Unido) com o forte grupo experimental de física de altas energias de Universidades de São Paulo - UNESP e UFABC - em uma colaboração eficaz para explorar os modelos mais promissores das partículas fundamentais e suas interações visando a construção de novas estratégias para identificar esta física em assinaturas experimentais do LHC. Vários modelos propõe a existência de novos bósons vetoriais. Um dos sinais mais marcantes desses novos bósons vem de seu decaimento em pares de bósons de gauge do modelo padrão, bem como o decaimento em um bóson de gauge e um bóson de Higgs (caso do modelo WTC) ou mesmo em pares de bósons de Higgs (caso de modelos EXD) . Algumas destas assinaturas não tem sido explorado em detalhes, enquanto outras não tem sido exploradas de forma alguma. Assim, propomos combinar experiência experimental do lado brasileiro e o conhecimento profundo da teoria do lado de Southampton para criar colaboração duradoura para explorar sinais de di -Boson mencionados acima de novos bósons vetoriais de teorias extra -dimensionais e WTC. Isso irá preparar o terreno para a imposição de limites ou descoberta destes novos bósons no LHC. Doutorandos e pesquisadores de pós-doutorado estarão envolvidos de ambos os lados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELYAEV, A.; MORETTI, S.; FERNANDEZ PEREZ TOMEI, T. R.; NOVAES, S. F.; MERCADANTE, P. G.; MOON, C. S.; PANIZZI, L.; ROJAS, F.; THOMAS, M. Advancing LHC probes of dark matter from the inert two-Higgs-doublet model with the monojet signal. Physical Review D, v. 99, n. 1 JAN 7 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.