Busca avançada
Ano de início
Entree

Collaborative analysis of the modes of Brazilian coastal oceanographic variability using the Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta)

Processo: 13/50378-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2014 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia
Convênio/Acordo: Consórcio de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO)
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Aurea Maria Ciotti
Pesq. responsável no exterior: Marlon Ray Lewis
Instituição no exterior: Dalhousie University, Halifax, Canadá
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50199-8 - Integration of marine ecological processes at multiple spatial scales in the Brazilian Coastal Zone, AP.R
Assunto(s):Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

Essa proposta visa o intercâmbio entre cientistas do CEBIMar/USP São Paulo e da Dalhousie University (Canadá). O foco das visitas será atrelado ao projeto SiMCosta, resultado de duas propostas já aprovadas e em implementação junto ao MMA, INCT e CNPq. O programa SiMCosta pretende detectar padrões em larga escala para auxiliar na previsão da variabilidade oceânica e meteorológica através da instalação de sítios de observação costeira. Os dois pesquisadores principais da presente proposta estão envolvidos ativamente no projeto SiMCosta e já possuem um histórico de publicações em conjunto. As atividades previstas nessa parceria serão desenhadas de forma a expor os times de ambos os países aos trabalhos sendo desenvolvidos, informar e ser informados sobre as melhores práticas a serem seguidas para o desenvolvimentos tanto para a observação costeira como modelagem, e construir uma abordagem homogênea de previsão para o oceano costeiro em várias escalas de tempo. Essa proposta em particular pretende atender diretamente ao sítio localizado no estado de São Paulo no CEBIMar/USP, aonde também está sendo conduzido o projeto temático FAPESP Biota-Araçá. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.