Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção, interação e análise Objetos de Aprendizagem multimídia e multimodais: captura ubíqua, produção, interação e análise

Processo: 13/50469-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Caio César Viel
Beneficiário:Caio César Viel
Empresa:Iti Inovação em Tecnologia da Informação Ltda
Município: São Carlos
Bolsa(s) vinculada(s):14/12893-2 - Produção, interação e análise objetos de aprendizagem multimídia e multimodais: captura ubíqua, produção, interação e análise, BP.PIPE
Assunto(s):Novas tecnologias da comunicação  Multimídia interativa  Aprendizado computacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apresentacao Educacional | Captura & Acesso | Computacao Ubiqua | Mooc

Resumo

Modelos de educação apoiados por TICs, utilizados na EaD e MOOC (Massive Open Online Course) também tem sido aplicado no apoio ao ensino presencial. Entretanto, a diminuição da interação presencial professor-aluno dos modelos, comparada com a da Educação Presencial, pode ser razão de baixo aproveitamento dos estudos e de aumentos da evasão de alunos. Com a utilização de facilidades mais avançadas das TICs, pode-se melhorar essa interação e, sobretudo, contornar as impossibilidades inerentes da ausência do contato presencial, com o oferecimento de recursos e facilidades para o aluno não possíveis na Educação Presencial. Além disso, quando a comunicação e interações são mediadas por computador, são abertas oportunidades ímpares para coleta, armazenamento e processamento de informações que podem resultar em benefícios para alunos e professores, contando inclusive com características de personalização. O Pesquisador Responsável desenvolveu em seu mestrado, com o apoio da empresa associada a este projeto, um protótipo que permite produzir ricos objetos educacionais de forma econômica, a partir da captura ubíqua e sincronização automática de apresentações baseadas em áudio, lousa tradicional, lousa eletrônica, projeção de slides e exibição de programas em execução [1]. Os múltiplos fluxos de áudio e vídeo, além de imagens e texto capturados, são integrados automaticamente e com sincronia na criação de objetos educacionais. Foi desenvolvido também prova de conceito para permitir a alunos a navegação nos objetos. Embora o Pesquisador Responsável, pesquisadores da equipe e alguns membros da empresa já tenham obtido nesse trabalho respostas a algumas questões, vários pontos ainda estão em aberto e devem ser pesquisados no sentido de precisar as funcionalidades que poderão, no momento atual, ser oferecidas por um produto evoluído de tal protótipo e com robustez para o mundo real. Os resultados da pesquisa aqui proposta devem demonstrar a viabilidade do produto inovador que a empresa deseja desenvolver. Pretende-se alcançar um produto que possa permitir a captura ubíqua de apresentações multimodais com fins educacionais. O produto a ser desenvolvido é inovador no sentido de permitir a incorporação de diversas mídias e informações contextuais para a produção de um conteúdo altamente interativo e com baixo custo de produção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)