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Teste do Desenho da Figura Humana: estudos de atualização - I

Processo: 14/03223-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Helena Rinaldi Rosa
Beneficiário:Helena Rinaldi Rosa
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica  Testes psicológicos  Desenho de figuras humanas  Indicadores maturacionais de Koppitz 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Desenho de figuras humanas | Indicadores Emocionais de Koppitz | Indicadores Maturacionais de Koppitz | Teste do Desenho da Figura Humana

Resumo

A avaliação psicológica infantil se constitui numa das maiores demandas sociais para a Psicologia na atualidade, tendo em vista as queixas trazidas sobre as crianças nas diversas áreas de atuação do psicólogo. Um dos instrumentos mais empregados nessa avaliação é o Desenho da Figura Humana - DFH - que possui diversos sistemas de pontuação. Um dos mais conhecidos e utilizados internacionalmente é o proposto por Koppitz (1968), com critérios objetivos e de relativa facilidade de correção, em que é verificada a presença de Indicadores Maturacionais, para avaliação do desenvolvimento da criança, e de Indicadores Emocionais, para determinar comprometimentos nessa área. A presente pesquisa irá investigar os itens propostos originalmente por Koppitz para avaliação de dificuldades emocionais, comparando um grupo de 60 crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, que tenham buscado atendimento com queixas psicológicas diversas, com um grupo controle de 60 escolares de mesma idade, sem queixas emocionais, pareados com o primeiro grupo. A aplicação será individual e ocorrerá nas clínicas de atendimento ou nas escolas, sem prejuízo das atividades desenvolvidas na instituição. Espera-se assim contribuir com a qualidade dos instrumentos para a avaliação psicológica infantil para que possam ser usados com maior segurança na prática profissional. (AU)

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