Busca avançada
Ano de início
Entree

Incremento do mapeamento do uso da terra utilizando sensoriamento remoto uma contribuição para a expansão sustentável do setor do bio-etanol no Brasil

Processo: 13/50943-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Convênio/Acordo: BE-BASIC Consortium
Pesquisador responsável:Rubens Augusto Camargo Lamparelli
Beneficiário:Rubens Augusto Camargo Lamparelli
Pesq. responsável no exterior: Ramon Hansen
Instituição no exterior: Delft University of Technology (TU Delft), Holanda
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Monitoramento ambiental  Agricultura  Bioenergia  Sensores ópticos  Sustentabilidade  Bioetanol 

Resumo

O objetivo deste projeto é desenvolver uma metodologia para monitorar as dinâmicas nas mudanças do uso ida terra na agricultura incluindo aquelas devido à expansão da cana-de-açúcar para produção de etanol utilizando-se de dados Ide sensoriamento remoto. O desenvolvimento da metodologia prevê a combinação de dados de radar e óticos para produzir um meio efetivo e a baixo custo de monitorar a dinâmica do uso da terra na agricultura. Este método poderá contribuir para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento do uso da terra no Brasil além de permitir relacionar estas ocorrências aos impactos no meio ambiente e na sócio-economia. Esta avaliação é muito importante para a certificação e planejamento dos tomadores de decisão para a produção sustentável de biocombustível no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOLIJN, RAMSES A.; IANNINI, LORENZO; DEKKER, PACO LOPEZ; MAGALHAES, PAULO S. G.; HANSSEN, RAMON F. Vegetation Characterization through the Use of Precipitation-Affected SAR Signals. REMOTE SENSING, v. 10, n. 10 OCT 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.