Busca avançada
Ano de início
Entree

Jogo computadorizado para identificar características do transtorno de déficit de atenção / hiperatividade em crianças

Processo: 13/22947-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2014 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Alessandro Pereira da Silva
Beneficiário:Alessandro Pereira da Silva
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade  Diagnóstico psicológico  Jogos de computador  Crianças em idade escolar 

Resumo

A criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) normalmente é avaliada negativamente no ambiente escolar e consequentemente apresenta baixo nível de satisfação com suas próprias realizações. Isto a predispõe ao fracasso escolar. Portanto, um diagnóstico preciso, produzido no inicio da vida escolar da criança, é indispensável. No entanto, os métodos diagnósticos tradicionais são baseados em questionários respondidos pelos pais e professores, gerando resultados subjetivos. As ferramentas computacionais, desenvolvidas para substituí-los e tornar o método mais assertivo, são desmotivadoras para o aluno, o que pode resultar num diagnóstico equivocado. Assim, pretende-se desenvolver um jogo que melhore a motivação do aluno no processo diagnóstico e um modelo matemático que analise os resultados do jogo propiciando mais assertividade do diagnóstico. A aplicação será testada por 120 voluntários divididos em dois grupos. O grupo G1 será composto de 60 voluntários com TDAH e o grupo G2 de 60 voluntários sem TDAH. Para analisar estatisticamente os resultados obtidos serão empregados testes estatísticos, como o teste de normalidade, o teste de diferença amostral e um post-hoc. Após a execução desse projeto espera-se obter um jogo computadorizado que motive o usuário com TDAH e um modelo matemático que utilize o desempenho no jogo para auxiliar um diagnóstico mais assertivo de TDAH em crianças. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMAO, RICARDO SILVA; DE AZEVEDO ALVES, RAFAELA FERREIRA; MATOS DA SILVA BOSCHI, SILVIA REGINA; SCARDOVELLI, TERIGI AUGUSTO; MARTINI RODRIGUES, SILVIA CRISTINA; BIANCHI, CESARIO; DA SILVA, ALESSANDRO PEREIRA. Multiple Sclerosis: Comparison of the Conventional Spin-Echo T2-Weighted and Flair Techniques Through Image Processing. JOURNAL OF MEDICAL IMAGING AND HEALTH INFORMATICS, v. 8, n. 3, p. 425-430, MAR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.