Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento psicológico e estratégias de intervenção em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Processo: 10/17481-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Camila Tarif Ferreira Folquitto
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processos cognitivos

Resumo

O presente projeto de pesquisa surge a partir de questionamentos e de implicações teóricas e científicas decorrentes da conclusão da dissertação de Mestrado de Folquitto (2009), financiada pela FAPESP (Processo 06/58652-0). Tal pesquisa investigou o desenvolvimento psicológico de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), encontrando indícios de defasagens no desenvolvimento cognitivo, em especial na construção da noção de tempo. Constatou-se que o uso de medicações não foi suficientemente eficaz para potencializar o desenvolvimento dessa população, pois não foram observadas diferenças significantes no desempenho entre grupos de crianças com TDAH (fazendo ou não uso de medicamentos) durante a aplicação de provas piagetianas. A hipótese deste projeto, decorrente das considerações expostas, é: seria possível proporcionar, com base na teoria piagetiana da aquisição do conhecimento, experiências facilitadoras para a construção de capacidades cognitivas e afetivas que proporcionem um avanço no desenvolvimento de crianças com TDAH? É possível, por meio de situações problema, jogos e interações lúdicas, facilitar o surgimento de procedimentos mais elaborados, e a organização destes de maneira progressiva, auxiliando no processo de desenvolvimento e superando os déficits cognitivos observados? Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um método de intervenção, que possa configurar-se como um instrumento auxiliar no desenvolvimento de crianças com este transtorno.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FOLQUITTO, Camila Tarif Ferreira. Desenvolvimento psicológico e estratégias de intervenção em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.