Bolsa 10/17481-3 - Processos cognitivos - BV FAPESP
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Desenvolvimento psicológico e estratégias de intervenção em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Processo: 10/17481-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Camila Tarif Ferreira Folquitto
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processos cognitivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:noção de tempo | Processos cognitivos | teoria piagetiana | Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade | teoria piagetiana e transtornos na infância

Resumo

O presente projeto de pesquisa surge a partir de questionamentos e de implicações teóricas e científicas decorrentes da conclusão da dissertação de Mestrado de Folquitto (2009), financiada pela FAPESP (Processo 06/58652-0). Tal pesquisa investigou o desenvolvimento psicológico de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), encontrando indícios de defasagens no desenvolvimento cognitivo, em especial na construção da noção de tempo. Constatou-se que o uso de medicações não foi suficientemente eficaz para potencializar o desenvolvimento dessa população, pois não foram observadas diferenças significantes no desempenho entre grupos de crianças com TDAH (fazendo ou não uso de medicamentos) durante a aplicação de provas piagetianas. A hipótese deste projeto, decorrente das considerações expostas, é: seria possível proporcionar, com base na teoria piagetiana da aquisição do conhecimento, experiências facilitadoras para a construção de capacidades cognitivas e afetivas que proporcionem um avanço no desenvolvimento de crianças com TDAH? É possível, por meio de situações problema, jogos e interações lúdicas, facilitar o surgimento de procedimentos mais elaborados, e a organização destes de maneira progressiva, auxiliando no processo de desenvolvimento e superando os déficits cognitivos observados? Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um método de intervenção, que possa configurar-se como um instrumento auxiliar no desenvolvimento de crianças com este transtorno.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FOLQUITTO, Camila Tarif Ferreira. Desenvolvimento psicológico e estratégias de intervenção em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.

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