Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das modificações em currais de manejo no comportamento e nos parâmetros sanguíneos em bovinos de corte

Resumo

O Brasil tem passado por um processo de diminuição da população do campo, que vem ocasionando escassez da mão de obra qualificada para o trabalho com bovinos de corte. Por outro lado a maioria dos currais não foi construída a partir dos princípios de bem estar animal. Medidas do comportamento animal, assim como avaliação dos parâmetros sanguíneos cortisol, lactato e glicose são bons indicadores de bem estar animal. O objetivo do projeto de pesquisa é modificar currais já existentes, em fazendas de gado de corte, com vistas a melhorar o bem estar animal, ou seja, avaliar se a modificação nos currais de manejo poderá modificar o comportamento e parâmetros sanguíneos de bovinos nelore ou anelorados, em fazendas de cria ou recria, onde os animais já conhecem o curral e estão acostumados a serem manejados nele. Serão avaliados 100 bovinos nelore, em sete fazendas distintas. Inicialmente os animais serão manejados no curral, na forma usual da fazenda, quando será feira a primeira coleta de sangue e de informações de comportamento. Depois disso o curral sofrerá modificações de forma a facilitar o manejo e novamente os bovinos serão trazidos para o curral para nova coleta de sangue, entre 5 e 6 dias após a primeira coleta. Os princípios utilizados para modificações no curral são: bloquear a visão em determinados pontos, retirada dos cantos em ângulo reto. Também serão eliminados ambientes escuros onde os animais vão entrar, de poças de água ou qualquer reflexo de luz ou contrastes de cores ou pisos escorregadios. Serão avaliados o escore de entrada do animal no tronco, o comportamento durante a contenção para a coleta de sangue, o comportamento na saída do tronco de contenção e a velocidade de saída do tronco e tempo decorrido para os procedimentos. Os parâmetros sanguíneos a serem avaliados são cortisol, lactato e glicose. Os resultados demonstrarão se as mudanças em currais de manejo poderão influenciar o comportamento ou parâmetros sanguíneos dos bovinos assim como indicar se há aumento na eficiência do uso do tempo do trabalhador. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA LIMA, MARIA LUCIA; NEGRAO, JOO ALBERTO; PARO DE PAZ, CLAUDIA CRISTINA; GRANDIN, TEMPLE. Minor corral changes and adoption of good handling practices can improve the behavior and reduce cortisol release in Nellore cows. TROPICAL ANIMAL HEALTH AND PRODUCTION, v. 50, n. 3, p. 525-530, MAR 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.