Busca avançada
Ano de início
Entree

Albumin is synthesized in epididymis and aggregates in a high molecular mass glycoprotein complex involved in sperm-egg fertilization.

Processo: 14/17284-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luís Antônio Violin Dias Pereira
Beneficiário:Luís Antônio Violin Dias Pereira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Andrologia  Espectrometria de massas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Albumin | Epididymis | Fertilization | mass spectrometry | Sperm-egg interactions | Andrologia

Resumo

O epidídimo possui um importante papel na maturação do esperma para a fertilização, mas pouco se sabe sobre as moléculas envolvidas nesse processo. Nosso grupo de pesquisa previamente descreveu o padrão de expressão de um antígeno nas células epiteliais epididimárias reativo ao anticorpo monoclonal (aMc) TRA 54. Análises de imunohistoquímica e imunoblotting sugeriram que o epítopo do antígeno epididimário envolve um motivo de carboidrato, liberado no lumen de maneira andrógeno-dependente, o qual se liga ao espermatozoide luminal. A partir de cromatografia de coluna e SDS-PAGE com digestão in situ e espectroscopia de massa, identificou-se uma proteína reconhecida pelo aMc TRA 54 nas células epiteliais epididimárias. A proteína de ~65 kDa é parte de um complexo de alto peso molecular (~260 kDa). O sequenciamento de aminoácidos da proteína reconhecida pelo aMc TRA 54 corresponde à albumina. Imunoprecipitados com o aPc anti-albumina continham o antigeno reconhecido pelo aMc TRA 54, indicando que a molecula epididimária reconhecida era de fato a albumina. Ensaios de RT-PCR detectaram RNAm de albumina no epidídimo e ensaios de fertilização in vitro revelaram que o complexo glicoproteíco contendo albumina estava envolvido na abilidade do espermatozoide em reconhecer e penetrar a zona pelúcida do óocito. Juntamente, esses resultados indicam que a albumina derivada do epidídimo participa na formação de um complexo glicoprotéico de alto peso molecular que desempenha uma função importante na fertilização do óócito pelo espermatozoide. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)