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ITAI-PI: teste adaptativo informatizado de proficiência em inglês acadêmico via web

Processo: 14/10404-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Mariana Cúri
Beneficiário:Mariana Cúri
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria de resposta ao item  Proficiência em língua estrangeira  Língua inglesa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:modelo de resposta gradual de Samejima | modelo DINA | shadow test | Teoria de Resposta ao Item | teste adaptativo computadorizado | testlet | Teoria de Resposta ao Item

Resumo

Este projeto objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no programa em Ciências da Computação e Matemática Computacional (CCMC) de pós-graduação do ICMC-USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e aplicado via web. O formato do EPI desde o ano de 2002, a estrutura dos dados coletados com suas aplicações semestrais são brevemente descritos para esclarecer sua utilização como alicerce do TAI a ser desenvolvido. O software iTAI-PI (Teste Adaptativo Informatizado para Proficiência em Inglês via web) será implementado em Java e PostgreSQL, para armazenamento do banco de dados. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens - para testlets - e o modelo DINA - deterministic inputs, noisy and gate), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança a posteriori dos traços latentes e a abordagem Shadow test para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. Análises de validação psicométrica e computacional serão realizadas. Assim como a interpretação da escala de medida da proficiência e a definição do critério de classificação do indivíduo em aprovado ou reprovado, com base nela e nas análises clássicas de avaliação. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatística, Letras e Computação. (AU)

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