Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos aspectos moleculares da lipogênese/lipólise e da adipogênese/apoptose em ratos de meia idade suplementados ou não com melatonina

Processo: 14/15210-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Fabio Bessa Lima
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento  Adiposidade  Melatonina  Apoptose  Lipogênese  Lipólise  Ratos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adipogênese | apoptose | Envelhecimento | lipogênese | lipólise | melatonina | Endocrinologia e Metabolismo

Resumo

É observação corrente amplamente amparada em inúmeras publicações científicas que, com o envelhecimento, desenvolve-se forte propensão para aumento da adiposidade corporal. Paralelamente, há um declínio funcional da glândula pineal. Estas duas observações instigam pesquisas com o objetivo de identificar possíveis aspectos associativos entre elas. Neste sentido, temos desenvolvido estudos que mostram que pinealectomia em ratos induz o surgimento de resistência à insulina, tendência à obesidade, certo grau de hipercortisolismo e propensão à síndrome metabólica. Este projeto parte da suposição, fortemente amparada em estudos, de que animais com idade mais avançada tendem à queda na função da glândula pineal. Suplementação destes animais com melatonina melhora o quadro de resistência à insulina, e diminui a adiposidade corporal. Assim, o presente projeto se propõe a investigar dois processos que estão na base do controle da adiposidade: os binômios lipogênese/lipólise e adipogênese/apoptose no tecido adiposo. Neste sentido, analisaremos, mediante abordagens moleculares, a expressão de genes e proteínas relacionadas aos dois binômios assinalados na expectativa de que estes dois conjuntos de processos estejam fortemente regulados e que perturbações no seu controle desencadeiam os quadros de obesidade e de desvios metabólicos. Igualmente, tentaremos demonstrar que a melatonina não só tem papel importante neste controle, mas procuraremos identificar em que aspecto a sua atuação é mais influente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAURATO SERTIE, ROGERIO ANTONIO; CAMINHOTTO, RENNAN DE OLIVEIRA; ANDREOTTI, SANDRA; CAMPANA, AMANDA BARON; GOMES DE PROENCA, ANDRE RICARDO; DE CASTRO, NATALIE CAROLINA; LIMA, FABIO BESSA. Metabolic adaptations in the adipose tissue that underlie the body fat mass gain in middle-aged rats. AGE, v. 37, n. 5, . (14/15210-3)