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Trabalho docente na escola pública: sentidos, desafios e formas de organização

Processo: 14/19001-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Adriana Varani
Beneficiário:Adriana Varani
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cotidiano escolar  Formação de professores  Escola pública  Prática de ensino  Práticas pedagógicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cotidiano escolar | formação de professores | Praticas pedagogicas | Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos do trabalho coletivo docente no interior da escola frente às novas demandas de organização pedagógica das últimas décadas. Como exemplo destas demandas, podemos enunciar: a organização curricular por ciclos; a introdução da criança de seis anos no ensino fundamental em razão da escola de nove anos; novos processos de avaliação; novos tempos e espaços de organização escolar, como a escola de tempo integral. Tais alterações têm demandado, por parte dos profissionais, novos desafios coletivos em seu cotidiano. Para tanto, analisaremos os depoimentos de professores de escolas públicas municipais de uma região do interior do estado de São Paulo, sobre o que vivem na relação entre as políticas e o seu cotidiano na escola. O trabalho recuperará memórias do cotidiano das alterações experienciadas para compreenderemos os sentidos produzidos pelos docentes no contexto do coletivo escolar. Estudar a história de sujeitos localmente, neste caso professores de algumas escolas públicas de Sorocaba não significa restringir o trabalho, porque como nos lembra (EZPELETA E ROCKWELL, 1989) a história local está carregada do contexto mais amplo e pode nos levar a compreender sua trama enredada em outras dimensões e passamos a olhar para a dimensão do ciclo de politicas em que se enredam os sujeitos a partir das demandas de determinadas politicas educacionais. Para a concretização do trabalho serão realizadas as seguintes atividades: estudo documental das alterações políticas; entrevistas semi-estruturadas com professores dos anos iniciais do ensino fundamental; estudo do contexto local das experiências dos professores. Os referencias teóricos do projeto são Stephen Ball, Bakhtin, Michel de Certeau, Luiz Carlos de Freiras, Corinta Geraldi, entre outros. (AU)

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