Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de ferramenta computacional para acoplamento entre modelos de reservatório e sistemas de produção de petróleo (elevação e escoamento)

Processo: 14/50564-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2015 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Tiago Luís Duarte Forti
Beneficiário:Tiago Luís Duarte Forti
Empresa:Simworx Pesquisa e Desenvolvimento de Programas de Computadores Ltda
Município: Campinas
Bolsa(s) vinculada(s):15/10633-6 - Desenvolvimento de uma Ferramenta Computacional para Acoplamento entre Modelos de Reservatório e Sistemas de Produção de Petróleo (Elevação e Escoamento), BP.TT
Assunto(s):Métodos numéricos  Softwares  Termodinâmica 

Resumo

O objetivo principal do presente projeto desenvolver uma ferramenta computacional composta por submodelos de termodinâmica, reservatório, poço, elevação e escoamento, que permita a análise integrada de um campo petrolífero em um cenário típico de produção marítima com poços de alta produtividade, como os da região do pré-sal brasileiro. Para tanto, almeja-se desenvolver o projeto em duas fases. Na Fase I pretende-se direcionar os esforços para modelar o comportamento termodinâmico de fases do fluido de petróleo e calcular suas propriedades termodinâmicas e de transporte, enquanto que na Fase II objetiva-se incluir a modelagem do escoamento de fluidos no reservatório, no acoplamento poço-reservatório, ao longo do poço (com método de elevação artificial) e desenvolver um modelo dinâmico de escoamento desde a árvore de natal ("Cabeça do Poço") até a chegada à plataforma. Dentre os resultados esperados para a Fase I, tem-se a modelagem termodinâmica. Esta permitirá modelar, o fluido de forma avaliar o comportamento termodinâmico de fases para sistemas multifásicos e multicomponentes (Black-oil e Composicional), calcular propriedades termodinâmicas e de transporte e realizar ajuste de parâmetros de equações de estado de dados PVT experimentais. Outro resultado esperado, será a análise de viabilidade técnico-científica de execução da Fase II do projeto, a partir da realização da revisão da literatura é fundamentação teórica dos tópicos envolvidos no tema proposto, contemplando os assuntos a serem abordado tanto na Fase I como da Fase II do projeto. Portanto, ao final da execução do projeto a Simworx almeja obter um produto nacional inovador para a indústria de óleo e gás. (AU)