Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos para avaliação da vulnerabilidade das águas subsuperficiais baseada na integração de dados geológico-geotécnicos

Processo: 14/02162-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Lázaro Valentin Zuquette
Beneficiário:Lázaro Valentin Zuquette
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia de engenharia  Vulnerabilidade  Mapeamento geológico  Águas subterrâneas 

Resumo

O objetivo central desta proposta é o desenvolvimento de um grupo de procedimentos para avaliação da vulnerabilidade de águas subsuperficiais considerando informações da zona saturada e não saturada a partir de uma integração de dados de campo, de caracterização geotécnica dos materiais geológicos (escala 1:50.000) em campo e laboratório, assim como de dados pluviográficos contínuos e usos. O desenvolvimento destes procedimentos visa contribuir no sentido de criar métodos mais amplos a partir da integração de dados; visto que os métodos existentes foram desenvolvidos para regiões e situações muito especificas, e muitas vezes tratam o problema de maneira muito simplificada e sem diferenciação dos problemas e áreas devido aos atributos e limites de parâmetros considerados. A aplicação do método visa o zoneamento da vulnerabilidade das águas subsuperficiais da região que compreende as Folhas IBGE de Ibaté, São Carlos, Ribeirão Bonito, Itirapina, Brotas e Araraquara, na escala 1:50.000, onde existem áreas de afloramento dos arenitos da Formação Botucatu, que estão sendo ocupadas por atividades urbanas, de lazer, aterros sanitários, estradas, polidutos e atividades agrícolas concentradas. Tais atividades demandam uma grande quantidade de água, assim como afetam a relação infiltração/escoamento superficial em termos temporais e espaciais, e são fontes de poluição tanto pontuais quanto difusas. A região esta localizada entre as coordenadas UTM de 784 km W a 216 km W e 7510 km N a 7492 km N, da Zona 23, com aproximadamente 4500km2. O ponto principal será a integração de unidades geotécnicas mapeadas, as características dos materiais geológicos, os dados de chuva e usos no sentido de avaliar qual a magnitude da vulnerabilidade. A vulnerabilidade será avaliada também a partir de modelagem considerando as informações acima por meio dos métodos denominado de DRASTIC e GOD. Após a obtenção dos resultados da pesquisa um dos objetivos é o desenvolvimento de um programa para a simulação das condições de vulnerabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAILACHE, MOISES FURTADO; ZUQUETTE, LAZARO VALENTIN. Geological and geotechnical land zoning for potential Hortonian overland flow in a basin in southern Brazil. ENGINEERING GEOLOGY, v. 246, p. 107-122, NOV 28 2018. Citações Web of Science: 0.
ZUQUETTE, LAZARO VALENTIN; FAILACHE, MOISES. Mapping groundwater pollution vulnerability with application in a basin in southern Brazil. ENVIRONMENTAL EARTH SCIENCES, v. 77, n. 19 OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.