Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de instrumentação e metodologias para determinação em linha de derivados de glicerol obtidos por conversão eletroquímica

Resumo

Com o advento da produção em larga escala de biodiesel existe uma oferta de glicerol que extrapola a demanda deste composto pelos diversos setores industriais. A queda de preço do glicerol fez com que até sua incineração para produção de energia elétrica passasse a ser uma alternativa. Diversos grupos de pesquisa têm se empenhado para converter o glicerol em produtos com maior valor agregado, utilizando-se de diversas abordagens, incluindo a conversão eletroquímica. Umas das etapas críticas desses estudos é a identificação e quantificação dos produtos obtidos, assunto de estudo deste projeto. Nossa proposta é o desenvolvimento de instrumentação e metodologia analítica dedicada a determinação dos compostos derivados eletroquimicamente do glicerol. Para isso utilizaremos técnicas de separação em alta eficiência, principalmente eletroforese capilar com detecção condutométrica sem contato. Os equipamentos serão construídos de forma a possibilitar amostragem em linha, preparação de amostra e detecção otimizada para as substâncias de interesse, de forma a oferecer recursos preciosos para o estudo sistemático dos mecanismos e condições eletroquímicas envolvidas na eletrooxidação do glicerol, permitindo que estes estudos sejam realizados de forma mais rápida e conclusiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARINGOLO, VIVIAN; ALEIXO, FERNANDA CAROLINE; CARVALHO, ALEXANDRE ZATKOVSKIS; ROCHA, DIOGO LIBRANDI. Exploitation of flow-based procedures for reagentless hydrochlorothiazide determination and accelerated degradation studies of pharmaceutical preparations. ANALYTICAL METHODS, v. 13, n. 4, p. 497-503, JAN 28 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.