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Diálogos intercruzados sobre trabalho coletivo nas dissertações e teses produzidas no GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação continuada - FE/UNICAMP: análise compreensivo-interpretativa de princípios, lições, limites e necessidades

Processo: 15/13909-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ana Maria Falcão de Aragão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha
Assunto(s):Formação de professores  Educação continuada  Trabalho colaborativo  Grupo de trabalho 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada | trabalho colaborativo | Trabalho Coletivo | Formação de Professores

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (SP), iniciou suas atividades informalmente no ano de 1984, reunindo professores, estudantes e profissionais da educação da escola básica, com o intuito de, nesses encontros, serem problematizadas questões relativas à formação de professores. Com sua formalização como grupo de pesquisa em 1996, a temática da formação de professores, associada aos estudos de currículo numa perspectiva cotidiana, afirmou a dimensão do trabalho coletivo enquanto constituidor de uma formação pessoal e profissional numa perspectiva mais ampliada e multirreferenciada. Neste ínterim, a formação de professores, no GEPEC, consolidou-se no diálogo com uma perspectiva de trabalho pautado no professor-pesquisador como foco de compreensão dos processos de educação profissional inicial e continuado. Atualmente, o GEPEC integra o Programa de Pós-Graduação da UNICAMP e tem como perspectiva de formação docente a busca da compreensão dos saberes e práticas cotidianas dentro da complexidade da organização do trabalho pedagógico escolar coletivo, tomando a pesquisa como eixo da formação do professor e na (re)constituição do seu fazer docente. A maneira como o professor atribui sentido à sua prática e reelabora os conhecimentos nela contidos, seja por seus pares, pelas situações do cotidiano escolar, pelos materiais que utiliza, pelas leituras que faz, não existe em si mesma como algo pronto, acabado. Muito pelo contrário, vai sendo elaborada nas suas relações com os estudos teóricos e com o seu fazer, que se mediatizam reciprocamente, como aceitação e/ou recusa. Suas leituras, seu fazer, as discussões de que parte seu planejamento e sua ação junto aos alunos estão sempre em relação, mesmo que o professor não tenha disso plena consciência. Os professores que trabalham colaborativamente apoiam-se de maneira mútua vislumbrando alcançar objetivos comungados pelo coletivo. Constituem-se, assim, as indagações dessa pesquisa: que pesquisas têm sido produzidas pelas Dissertações de Mestrado e Teses Doutorado realizadas por alunos do Gepec, desde a sua origem, em 1996, até hoje acerca da temática do trabalho coletivo? Que conceitos e que autores têm fundamentado essas pesquisas? Que metodologias têm sido utilizadas? Que análises são sugeridas nessas pesquisas sobre trabalho coletivo? Quais são os princípios e as lições apontados nas pesquisas? Quais são os limites dessas pesquisas e as necessidades sugeridas que mostram o que ainda não se sabe e o que é necessário investigar? Esta pesquisa objetiva: inventariar e analisar as produções de pesquisadores do GEPEC que tenham ênfase no trabalho coletivo, buscando arrolar conceitos, metodologias, análises, princípios e lições, além de suas limitações e apontar o que ainda merece ser investigado acerca dessa temática. Os dados serão produzidos a partir da análise das Dissertações e Teses produzidas pelos alunos do Grupo, buscando satisfazer aos objetivos da pesquisa a partir do Paradigma Indiciário e dos Núcleos de Significação. (AU)

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