Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação de superfície de aços inoxidáveis, titânio puro e ligado para a prevenção da formação de biofilme: um estudo comparativo entre a engenharia de superfície e o uso de antibióticos

Processo: 15/20438-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:William de Melo Silva
Beneficiário:William de Melo Silva
Instituição Sede: Instituto de Biotecnologia (IBTEC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais  Aço inoxidável  Titânio  Biofilmes  Doenças transmissíveis  Antibióticos  Estudo comparativo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão | biofilme | doenças | microrganismo | Saúde | Superfície | Biomateriais

Resumo

A formação de uma película de microorganismos sobre uma superfície ocorre em diversas situações do cotidiano, por exemplo, em instalações hidráulicas como pias e tubulações, sobre instrumentos cirúrgicos, e além desses, em locais de reservatórios de água e alimentos. Tal película tem a capacidade de aderir fortemente sobre uma superfície, formando assim os chamados biofilmes. A formação de uma camada protetora composta por uma substância extracelular polimérica é uma característica peculiar dos biofilmes, conferindo ao organismo presente no biofilme uma resistência à agentes externos naturais nocivos à sua manutenção e reprodução. Um conhecimento mais específico sobre os biofilmes é necessário e tem importância direta na saúde pública em vista do seu papel na transmissão de doenças. Conhecimento este que está relacionado com os aspectos de adesividade, da microestrutura tridimensional, do material genético das células que constituem um biofilme e da atuação de antibióticos. Neste projeto espera-se entender, através de testes experimentais em laboratório, todos esses aspectos. É amplamente conhecido que umidade e temperatura têm influência na reprodução de cada organismo que forma os biofilmes, porém, percebe-se que não são únicos e necessitam de uma investigação científica. Este estudo investigativo possibilitará um melhor entendimento dos locais mais comuns de proliferação, das patologias relacionadas, das estratégias de profilaxia e tratamento mais e menos eficientes, e o que é necessário para projetar uma superfície capaz de reduzir ou evitar a formação de biofilme. Com isso, o objetivo deste projeto é a publicação de artigos científicos com informações que colaborem com as estratégias de controle de biofilmes, conduzindo para uma redução da transmissão de doenças, e assim, a melhoria na qualidade de vida humana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, WILLIAM DE MELO; RIBEIRO, CAMILA AMORIM; MARQUES, CLEITON SILVA; TABATA, AMERICO SHEITIRO; SAEKI, MARGARIDA JURI; MEDEIROS, LEONARDO IUSUTI; DE OLIVEIRA, DEILSON ELGUI. Fibroblast and pre-osteoblast cell adhesive behavior on titanium alloy coated with diamond film. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 20, n. 2, p. 284-290, . (15/20438-6)
SILVA, WILLIAM DE MELO; MARTINS, PAULO SERGIO; DE CARVALHO, VAGNER EUSTIQUIO; DA CRUZ, NILSON CRISTINO; CLAUDINO, ENZO; GONCALVES CARNEIRO, JOSE RUBENS. Improving Precision in Aluminum Alloy Machining Due to the Application of Diamond-Like Carbon Thin Film. JOURNAL OF TRIBOLOGY-TRANSACTIONS OF THE ASME, v. 143, n. 7, . (15/20438-6)