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Investigação fenomenológica do processo de separação e transporte pneumático de sólidos multiparticulados

Processo: 15/21067-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Paulo Seleghim Júnior
Beneficiário:Paulo Seleghim Júnior
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cristiano Bigonha Tibirica ; Jonas Laerte Ansoni ; Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez ; Patrícia Aparecida Santiago
Assunto(s):Mecânica dos fluidos  Processos de separação  Bioenergia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioenergia | escoamentos multifásicos | Processamento de Materiais Agrícolas | processos de separação | Regimes de Escoamento | transporte pneumático | Mecânica dos Fluidos

Resumo

A fenomenologia da interação pneumática misturas particuladas é ainda pouco conhecida, apesar do grande potencial de aplicações práticas nos setores industrial e agrícola. Neste sentido, o objetivo deste projeto de pesquisa consiste em realizar um estudo extensivo dos fenômenos envolvidos no transporte aerodinâmico de particulados multicomponentes, tendo em vista o desenvolvimento de um separador pneumático de alto desempenho e baixo consumo energético para produtos agrícolas. Em particular deseja-se investigar o efeito da composição do particulado nos fenômenos de saltação e entranhamento aerodinâmico. Para tanto, uma tubulação horizontal de transporte será construída e diversas composições de particulado serão submetidas a diferentes velocidades da fase transportadora. Além de filmagens com câmeras de alta frequência de captura de imagens (>200fps), serão feitas amostragens para determinação da evolução dos perfis granulométricos ao longo da linha de transporte, assim como serão medidas variáveis físicas que permitam caracterizar o escoamento mutifásico através do gradiente de pressão, perfis de velocidade, etc. Os resultados assim obtidos serão compilados e permitirão o desenvolvimento de um modelo empírico capaz de prever, entre outros, o gasto energético específico (kJ/kg/m) em função da eficiência de separação. (AU)

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