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Ensinar Direito Internacional: desafios e perspectivas

Processo: 16/05297-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 09 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 10 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direito Público
Pesquisador responsável:Salem Hikmat Nasser
Beneficiário:Salem Hikmat Nasser
Instituição Sede: Escola de Direito de São Paulo. Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de ensino  Direito internacional público  Direito internacional  Direito internacional privado 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito Internacional Privado | Direito internacional público | Metodologia de ensino | Direito Internacional

Resumo

O evento conterá seis sessões de discussão, em que os componentes de cada mesa reagirão a um paper entregue previamente sobre os seus temas centrais. Cada paper conterá alguns resultados da pesquisa "A prática do ensino do direito internacional na perspectiva dos docentes", realizada por equipe da FGV Direito SP em 2014-2015. Os palestrantes serão convidados a circular também previamente ao evento seus comentários por escrito, além de outros trabalhos que tenham produzido sobre a temática. No primeiro dia de evento, haverá três sessões. Na primeira mesa redonda, os convidados discutirão sobre "A influência da trajetória acadêmica e profissional dos docentes no ensino do Direito Internacional"; na segunda mesa, a discussão será sobre "A diferença do Direito Internacional ensinado e do pesquisado"; na terceira, "Métodos de ensino e de avaliação em Direito Internacional". No segundo dia de evento, a primeira mesa versará sobre "O Direito Internacional no contexto institucional e nos currículos dos cursos de Direito"; a segunda trará o tema "Desafios dos professores de Direito Internacional" e a última, que compreenderá o fechamento do evento, pretende congregar uma visão geral das discussões acerca do ensino do direito internacional no Brasil ao refletir um modo comparado de ensino dentro da América Latina, sob o título "Ensinar Direito Internacional: uma perspectiva comparada na América Latina". Dentre os palestrantes, estarão professores entrevistados da pesquisa realizada entre 2014-2015, membros de iniciativas para alternativas metodológicas, além de especialistas em pedagogia no ensino superior, tanto do Brasil quanto de alguns países latino-americanos, os quais serão convidados a reagir ao relatório e discutir o ensino da disciplina em busca de novas vias para se pensar e praticar o ensino do direito internacional nos cursos de direito do país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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